Guarda-parques do Instituto Estadual do Ambiente (Inea) realizaram nesta quinta feira (08/05), o resgate de uma jiboia (Boa constrictor) na Avenida Josino Fernandes, em Bangu, Zona Oeste do Rio de Janeiro. O animal foi encontrado por uma moradora na área de serviço de sua casa, onde ela armazenava material de limpeza. Os moradores acionaram a equipe do Parque Estadual da Pedra Branca. Após avaliação veterinária, a serpente foi reintroduzida em seu habitat natural.
No mesmo dia, em Realengo e Bangu, outra jiboia, da mesma espécie, e um gambá-de-orelha-preta fêmea (Didelphis aurita), também foram soltos em áreas florestais após passarem por exames médicos.
Sobre as espécies
A jiboia-comum (Boa constrictor imperator), é uma serpente não venenosa, nativa da América do Sul e comum em florestas brasileiras. Apesar do tamanho, que pode chegar a três metros, não representa risco à população quando em ambiente natural.
Já o gambá-de-orelha-preta (Didelphis aurita), conhecido regionalmente como saruê ou timbu, é um dos maiores marsupiais do Brasil, pesando entre 1,3 kg e 1,5 kg. A espécie, que habita também Argentina e Paraguai, desempenha papel ecológico crucial, como o controle de insetos e pequenos roedores.