Notícias |22.08.2025

Inea resgata quati na Zona Oeste da capital fluminenseO animal foi resgatado pela equipe do Parque Estadual da Pedra Branca no bairro da Taquara

No início da semana, segunda-feira (18), equipes do Instituto Estadual do Ambiente (Inea) foram acionadas para o resgate de um quati (Nasau Nasau) nos arredores do Parque Estadual da Pedra Branca, no bairro da Taquara, Zona Oeste do Rio de Janeiro. O animal estava ferido e debilitado. Técnicos do Inea prestaram os primeiros socorros no local e, em seguida, o bicho foi encaminhado para o Centro de Reabilitação de Animais Silvestres (CRAS/UNESA), em Vargem Pequena. 

O quati tem protagonismo nos ecossistemas que habita por ser um dispersor de sementes e ajudar a controlar a população de insetos e pequenos vertebrados. Por isso, sua preservação é essencial para o equilíbrio da fauna e flora silvestres. 

— A atuação rápida das equipes do Inea reforça nosso compromisso com a proteção e a preservação dos ecossistemas fluminenses. O resgate desse quati é um exemplo claro da importância de cuidarmos de cada espécie para garantir o equilíbrio ambiental em nosso estado — destaca o secretário de Estado do Ambiente e Sustentabilidade, Bernardo Rossi.

Sobre o parque

Com 12.491 hectares, o Parque Estadual da Pedra Branca abrange partes de 17 bairros da zona Oeste da cidade. A sede da Unidade de Conservação está localizada no Pau da Fome, em Jacarepaguá e os núcleos estão situados no Camorim, também em Jacarepaguá, em Piraquara, em Realengo, e o posto avançado Quilombola, em Vargem Grande – batizado em homenagem à comunidade Quilombola Cafundá Astrogilda. O parque abriga uma fauna diversificada: já foram registradas 479 espécies, sendo 43 de peixes, 20 de anfíbios, 27 de répteis, 338 de aves e 51 de mamíferos.