O Instituto Estadual do Ambiente (Inea), por meio por meio da Reserva Extrativista Marinha de Itaipu e com apoio do Parque Estadual da Serra da Tiririca, realizou na segunda-feira (19/1) um mutirão de limpeza em uma área de mangue em Niterói. A ação em parceria com a Companhia Municipal de Limpeza Urbana de Niterói contou com a atuação integrada dos guarda-parques e da equipe técnica do órgão ambiental e retirou cerca de 300 kg de resíduos.
– A iniciativa reforça o papel do Estado na gestão e na preservação ativa dos ecossistemas do estado do Rio de Janeiro, demonstrando a eficácia de sua atuação direta e da organização das nossas equipes para a solução de problemas ambientais. Seguimos monitorando a região para avaliar os resultados do programa de limpeza periódica – destacou o secretário de Estado do Ambiente e Sustentabilidade, Bernardo Rossi.
Durante as atividades de monitoramento, guarda-parques das unidades de conservação identificaram um acúmulo preocupante de resíduos em uma área de manguezal. Imediatamente a equipe mobilizou seus recursos para uma intervenção. O foco foi uma ação direta e eficiente para conter danos ao frágil ecossistema, priorizando a pronta resposta.
A equipe conseguiu remover uma quantidade expressiva e variada de detritos, totalizando cerca de 300 kg. Entre os materiais retirados estavam itens que ameaçavam a biodiversidade local, como por exemplo sandálias, spray de tinta e plásticos. A maior parte dos resíduos chegam ao local em momentos de maré cheia, sendo arrastados de outras localidades para a área de mangue.
Sobre as unidades de conservação
Com 3.943,58 hectares, a Reserva Extrativista Marinha de Itaipu compreende a área marinha adjacente às praias de Itacoatiara, Itaipu, Camboinhas e Piratininga e a Lagoa de Itaipu, no município de Niterói. A unidade de conservação foi criada visando proteger os meios de vida da população de pescadores artesanais tradicionais da região de Itaipu e garantir a exploração sustentável e a conservação dos recursos naturais renováveis em sua área de abrangência.
Já o Parque Estadual da Serra da Tiririca, com seus 3.493 hectares, oferece paisagens espetaculares que combinam trilhas montanhosas, mirantes panorâmicos e trechos marinhos, conectando Niterói e Maricá. Essas atrações realçam a rica biodiversidade e a beleza cênica do parque, proporcionando experiências únicas de contato com a Mata Atlântica.
Entre os destaques, estão o mirante da Pedra do Elefante, com vistas deslumbrantes da região, e o Caminho Darwin. Outras trilhas populares incluem o Costão de Itacoatiara, com seus cenários costeiros e evolução geológica aparente, além de pontos como o Poço dos Colibris (com águas cristalinas) e o Brejo das Pacas, um trecho úmido que mostra a diversidade dos ecossistemas locais.