Notícias |14.05.2025

Inea reúne 350 pessoas em caminhada ecológicaEvento reuniu moradores de onze municípios do RJ e MG

O Parque Estadual da Pedra Selada (PEPS), administrado pelo Instituto Estadual do Ambiente (Inea), foi palco do evento Caminhada na Natureza, neste último sábado (10/5). A atividade aconteceu em parceria com as Secretarias de Turismo  de Esporte e Lazer, junto da Prefeitura de Resende. O evento, aberto ao público, reuniu cerca de 350 pessoas de diversas cidades e faixas etárias, promovendo integração, saúde e contato com o meio ambiente.  

O percurso de 4 km, classificado como de nível médio, mesclou 2 km de trilha em área de floresta e outros 2 km em terreno descampado e íngreme e durou 2 horas, devido a diversidade do grupo e as diferenças de preparo corporal. Moradores de Resende e de cidades vizinhas como Itatiaia, Bocaina de Minas, Porto Real, Quatis, Angra dos Reis, Rio de Janeiro, Barra Mansa, Volta Redonda, Piraí e Pinheiral marcaram presença.

— Essa caminhada cumpriu a missão de conscientizar a população sobre a missão coletiva que é cuidar do nosso planeta. Que esse dia sirva de impulso para continuarmos trilhando, juntos, o caminho da sustentabilidade e aproximando os fluminenses de nossas unidades de conservação – afirmou o Secretário de Estado do Ambiente e Sustentabilidade, Bernardo Rossi

A atividade contou com apoio logístico e médico para garantir a segurança e bem-estar dos participantes. Foi disponibilizado um ambulância 4×4 (veículo que consegue acessar áreas acidentadas, montanhas e remotas) da Prefeitura de Resende, o Grupo de Resgate Anjos da Montanha e a equipe de Guarda-Parques do PEPS estavam presentes, além de viaturas para eventuais emergências.

Além de voluntários do Anjos da Montanha, o evento contou com o apoio do grupo Pé na Trilha, que auxiliou na orientação e motivação dos participantes. Diante do sucesso, a organização anunciou a previsão de uma nova edição do projeto para julho, desta vez na Serrinha do Alambari.

 

SOBRE A UNIDADE

Uma das maiores cadeias de montanhas do sudeste brasileiro com uma área de 8.036,62 hectares, o Parque Estadual da Pedra Selada abriga remanescentes expressivos de floresta primária e diversas espécies da fauna e flora nativas ameaçadas de extinção, além de áreas de interesse arqueológico, histórico, científico, paisagístico e cultural. A unidade de conservação tem como objetivo proteger e preservar populações de animais e plantas nativas e oferecer refúgio para espécies migratórias, raras, vulneráveis, endêmicas e ameaçadas.

No local, há diversas atrações como um Hotel de Abelhas Solitárias, um jardim de Plantas Alimentícias Não Convencionais (PANCs), uma exposição permanente de animais taxidermizados e a trilha do Bosque do Visconde, dentre outras. O parque realiza diversas atividades de educação ambiental e tem entrada gratuita de segunda a domingo, das 8h às 17h.