Na última semana, o Instituto Estadual do Ambiente (Inea), por meio da Diretoria de Segurança Hídrica e Qualidade Ambiental (Dirseq) participou da plenária do Comitê de Bacia Hidrográfica da Baía de Ilha Grande (CBH BIG), em Paraty. Técnicos do instituto se reuniram com representantes do meio ambiente para avaliar futuras parcerias e detalhar a resolução do Observatório de Bacia, já aprovada.
A gerente de Instrumentos de Recursos Hídricos e Governança das Águas (GERAGUA), Raquel Emerick, apresentou a rede hidrometeorológica do Inea. A exposição explicou o funcionamento e abordou a previsão de expansão para a Região Hidrográfica I (RH I), reforçando o compromisso com a melhoria da infraestrutura de monitoramento hídrico no estado.
– Tivemos a oportunidade não só de explicar como funciona a nossa rede hidrometeorológica, mas de apresentar o projeto de expansão para a região da Baía da Ilha Grande. Atualmente, o Inea possui uma estação hidrometeorológica em funcionamento instalada nessa bacia hidrográfica. Agora, com a nova proposta do comitê, teremos mais 14 pontos, espalhados por Paraty e Angra dos Reis – pontuou a gerente.
O instituto realiza o monitoramento contínuo e sistemático da qualidade dos principais corpos hídricos do estado e fornece informações necessárias para o manejo adequado desses ecossistemas aquáticos, possibilitando melhor compreensão do ambiente e a alocação eficaz de investimentos e ações. Os dados provenientes do monitoramento são a base para a avaliação da qualidade das águas e para a produção de relatórios, diagnósticos e boletins sobre as condições dos corpos hídricos.
– Nossa intenção é agilizar e instaurar uma previsibilidade no processo com ampliação dos nossos pontos de coleta na RH I. Para isso, propomos um acordo de cooperação técnica com o comitê, que prontamente se interessou assim como os demais órgãos na região. Hoje, nosso maior desafio é o da logística para execução das amostragens na Baía e no transporte entre a região e o laboratório do Inea, localizado na Barra da Tijuca – explicou o chefe do Serviço de Monitoramento Qualitativo das Águas do Inea, Leonardo Fidalgo.
As iniciativas aprovadas na plenária representam avanços importantes para a gestão integrada dos recursos hídricos da Baía da Ilha Grande, fortalecendo a cooperação entre diferentes atores e ampliando as ferramentas de monitoramento e gestão ambiental na região.
Todos os boletins de Índice de Qualidade da Água (IQA) e balneabilidade estão disponíveis no portal: inea.rj.gov.br/qualidade-e-monitoramento-das-aguas/