Notícias |15.06.2023

Inea segue com programação especial durante semana do ambienteUnidades de conservação estaduais deram continuidade às atividades em comemoração ao Dia Mundial da Mata Atlântica e Dia Mundial dos Oceanos

Na última semana, o Instituto Estadual do Ambiente (Inea) deu continuidade à série de atividades comemorativas do Dia Mundial da Mata Atlântica (5/6) e do Dia Mundial dos Oceanos (8/6) nas unidades de conservação estaduais. Com uma programação diversa e voltada para todos os públicos, a iniciativa envolveu plantio de mudas, visitas escolares, mutirão de limpeza e muito mais.

“Celebrar essas datas também significa celebrar a atuação dos órgãos ambientais estaduais e os bons resultados que estamos alcançando na agenda ambiental fluminense. Mais do que alguns dias de comemoração, esta semana representa o esforço e a dedicação das nossas equipes em construir um Rio de Janeiro mais sustentável”, afirmou o presidente do Inea, Philipe Campello.

Na Costa Verde do estado, o Parque Estadual da Ilha Grande (PEIG), o Parque Estadual Cunhambebe (PEC) e a Área de Proteção Ambiental Estadual de Tamoios (APATAM) se uniram, no último dia 8/6, para a realização de um mutirão de limpeza subaquática na Lagoa Azul, ponto turístico de grande destaque em Angra dos Reis. A iniciativa, no Dia Mundial dos Oceanos, integrou as unidades de conservação administradas pelo Inea e retirou cerca de 300kg de resíduos encontrados na água e na orla.

A iniciativa contou com o apoio do projeto OPAOMA, Elite Dive de Mergulho, Brigada Mirim e equipe de canoagem, além da participação de voluntários.

Ainda em comemoração a data, o Parque Estadual Cunhambebe distribuiu sacolas ecológicas para os turistas na Praia Grande, em Mangaratiba, para uma limpeza coletiva. A ação, que arrecadou cerca de 80kg de resíduos, buscou sensibilizar a população sobre a conservação do patrimônio ambiental, bem como promover um impacto positivo na região.

Data especial

Já em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente, o PEC organizou uma série de atividades focadas na conscientização da comunidade durante toda a semana. Além de iniciativas de educação ambiental em praças, escolas e painéis no dia 5/6, a unidade de conservação também organizou, na terça-feira (6/6), uma blitz ambiental com doação de mudas em Angra dos Reis, campanha de prevenção de incêndios florestais em Itaguaí e apresentação do parque, com réplicas de animais e equipamentos rotineiros voltados à preservação ambiental em Mangaratiba.

Na quarta-feira (7/8), a unidade de conservação promoveu atividades nas trilhas Curumim e Ruína, englobando plantio de mudas, trilha guiada e sorteio de brindes ecológicos. No município de Rio Claro, as atividades foram realizadas ao longo de todo o dia na praça Fagundes Varela, com dinâmicas, exposições e jogos ambientais. A equipe também realizou a doação de mudas nativas da mata atlântica para os alunos e visitantes da tenda expositiva do PEC.

Na Região Serrana do estado, o Parque Estadual dos Três Picos (PETP) recebeu nos últimos dias 5 e 6/6, em Guapimirim, a Caravana da Ciência. O evento, no núcleo Paraíso, convidou estudantes de escolas municipais para conferirem experimentos científicos. Durante o feriado (8/6), em Teresópolis, o parque também recebeu estudantes para o plantio de mudas nativas e ações de educação ambiental voltadas para os pequenos.

No Norte do estado, o Parque Estadual da Lagoa do Açu promoveu, entre os dias 2 e 7/6, uma série de atividades como a exposição de animais taxidermizados para alunos de escolas da rede pública da região e da Universidade Estadual do Norte Fluminense (UENF), além de rodas de conversa e palestras de educação ambiental. A unidade de conservação atendeu mais de 900 visitantes no município de São João da Barra durante participação em feiras de ciências e exposições ao longo de toda a semana.