Notícias |07.11.2023

Inea tem selo de reconhecimento internacional de padrões laboratoriais renovadoO órgão ambiental estadual recebeu a acreditação em 2016 mediante a qualidade dos resultados das análises, dentre outros critérios químicos e biológicos

No último mês, o Instituto Estadual do Ambiente (Inea) teve o selo de reconhecimento internacional renovado pelo Instituto Nacional de Meteorologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro). A acreditação denominada “CRL 1103” foi concedida em 2016 ao laboratório do Inea, localizado na Zona Oeste da Região Metropolitana, e vem sendo mantida mediante a qualidade dos resultados das análises, dentre outros critérios químicos e biológicos.

A Gerência de Análises Laboratoriais (GERLAB) realiza ensaios microbiológicos, fisicoquímicos, ecotoxicológicos, biológicos, orgânicos e de metais em matrizes ambientais (água doce e salgada, efluentes, solo e sedimento), de acordo com o Plano de Monitoramento Sistemático de Qualidade do instituto.

“O laboratório deve atender por lei os pedidos do Ministério Público e outros órgãos, além de emergências ambientais. A nossa responsabilidade é muito grande, e por isso valorizamos a manutenção de nossos padrões a nível internacional”, disse o diretor de Segurança Hídrica e Qualidade Ambiental do Inea, Cauê Bielschowsky.

A acreditação concedida pelo Inmetro após auditoria externa, não só aprova a qualidade das análises, como também transmite maior confiabilidade, exatidão, precisão e rastreabilidade dos resultados dos ensaios realizados, elevando a imagem do órgão a nível mundial.

“Desde 2016, a Gerência de Análises Laboratoriais do Inea vem investindo na modernização e ampliação do quantitativo de ensaios ambientais. Dentre as nossas demandas está a coleta e análise de 291 pontos de balneabilidade das praias fluminenses e de 321 pontos em rios, baías e lagoas do estado”, explicou a gerente da GERLAB, Anna Karolina Amaro.