O Instituto Estadual do Ambiente (Inea), por meio da Universidade do Ambiente, convida os servidores para participar da Hora Técnica”Mexilhão-Dourado: Desafios, Tecnologias e Perspectivas Sustentáveis de Controle”, que será realizada no dia 30 de abril de 2025, das 9h às 12h30, no Auditório Alceo Magnanini, na sede do órgão ambiental. O evento abordará os impactos do mexilhão-dourado (Limnoperna fortunei) nos corpos hídricos do estado do Rio de Janeiro, bem como as metodologias mais recentes de controle, incluindo propostas inovadoras em biotecnologia.
Além disso, será uma oportunidade para fomentar o debate entre pesquisadores, técnicos, empresas impactadas e o público interessado, contribuindo para decisões mais bem fundamentadas no âmbito do licenciamento ambiental. Serão apresentados métodos físicos, químicos e biológicos atualmente conhecidos e empregados.
A Hora Técnica será conduzida pelo Prof. Dr. Mauro de Freitas Rebelo, doutor em Biofísica pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), professor adjunto do Instituto de Biofísica Carlos Chagas Filho (IBCCF/UFRJ) e chefe do Laboratório de Biologia Molecular Ambiental (BioMA).
O evento será realizado em formato híbrido, com 60 vagas presenciais no Auditório do Inea, e transmissão ao vivo pelo canal da Universidade do Ambiente no YouTube. As inscrições já estão abertas e vão até o dia 29 de abril no link disponível aqui. Tanto os participantes presenciais quanto os online receberão certificado de participação.
Para mais informações e inscrições:
E-mail: universidadedoambiente@gmail.com
Whatsapp: (21) 98496-0389