Notícias |20.09.2016

Instituto Estadual do Ambiente abre inscrições para o curso de condutores de visitantes para o Parque Estadual da Costa do Sol

O Parque Estadual da Costa do Sol, administrado pelo Instituto Estadual do Ambiente (Inea), recebe, até esta quarta-feira (14/9), inscrições para o curso de capacitação de condutores de visitantes, direcionado para os moradores da região da unidade de conservação, que abrange partes dos municípios de Araruama, Armação dos Búzios, Arraial do Cabo, Cabo Frio, Saquarema, Iguaba Grande e São Pedro da Aldeia, na Região dos Lagos.

O curso é gratuito e as inscrições podem ser feitas nesta terça-feira (13) na sede da APA Massambaba, de 9h às 16h, na Estrada da Praia Seca, km 9.5, em Araruama. Já na quarta-feira (14), as inscrições serão na sede provisória do parque, localizada na Rua José Antônio Sampaio, nº 6, em Cabo Frio, de 9h às 16h.
As aulas iniciam no dia 20 de setembro com previsão de término no dia 6 de dezembro e serão ministradas às terças e quintas-feiras, das 17h30 às 22h, na Faculdade da Região dos Lagos (Ferlagos), em Cabo Frio.

A documentação necessária no ato da inscrição inclui duas fotos 3×4, cópias dos comprovantes de escolaridade, renda e residência, cópias da carteira de identidade e CPF, ficha de inscrição do anexo 1 do edital, atestado de saúde ou de aptidão física. A ficha de inscrição e a declaração de aptidão física podem ser solicitados através do email eaupecs@gmail.com. Mais informações: (22) 2647-3466.

A carga horária total das aulas é de 145 horas, incluindo o estágio feito em diversas áreas do PECS, através de tarefas de educação ambiental, manejo e de trilha e condução. O curso de capacitação de condutores de visitantes vai abranger as matérias história do parque, noções de ecologia, geografia, turismo e sustentabilidade, legislação ambiental, técnicas de condução, criação de roteiros, cartografia e segurança, dividas entre os módulos teórico e prático. As aulas práticas vão ocorrer aos sábados.

O Programa Estadual de Guias e Condutores do Inea tem como objetivo capacitar, ordenar e certificar as atividades de guiagem e condução de visitantes nas unidades de conservação do Estado. A qualificação de condutores locais de visitantes busca auxiliar o desenvolvimento social e econômico por meio do fomento das práticas de guiagem, propiciando geração de renda para comunidades do entorno. Além disso, permite oferecer ao visitante a possibilidade de uso deste serviço turístico com segurança, qualidade e mínimo impacto nas visitas aos parques.