Notícias |29.12.2016

Instituto Estadual do Ambiente apresenta Parques Naturais do Estado do Rio ao ministro do Turismo durante visita ao RioNa última quarta-feira (21/12), na sede da Confederação Nacional do Comércio de Bens Serviços e Turismo (CNC), durante o debate “Rio de Janeiro, o Portão de Entrada do Brasil”, o ministro do Turismo, Marx Beltrão, teve a oportunidade de conhecer os parques estaduais naturais do Rio de Jqaneiro, apresentados pela equipe de Biodiversidade do Instituto Estadual do Ambiente (Inea).

Na última quarta-feira (21/12), na sede da Confederação Nacional do Comércio de Bens Serviços e Turismo (CNC), durante o debate “Rio de Janeiro, o Portão de Entrada do Brasil”, o ministro do Turismo, Marx Beltrão, teve a oportunidade de conhecer os parques estaduais naturais do Rio de Jqaneiro, apresentados pela equipe de Biodiversidade do Instituto Estadual do Ambiente (Inea).

“A questão das parcerias público-privadas para exploração turística dos Parques Naturais Brasileiros, já está na pauta da Comissão de Turismo da Câmara Federal. Em relação aos parques nacionais, e a partir desse convite, entendemos que o Estado poderá avançar também. ”, declarou Alexandre Sampaio, Presidente do Conselho de Turismo da CNC e da FBHA – Federação Brasileira de Hospedagem e Alimentação.

Representando a diretoria de biodiversidade e áreas protegidas do Inea, Tercius Barradas, apresentou estatísticas e estudos já realizados, e anunciou um novo site que irá conter informações sobre os parques, suas curiosidades, trilhas e belezas naturais.

Gerente das Unidades de Conservação, Ricardo Raposo, falou sobre as possibilidades de empreendedorismo em andamento nos parques estaduais, que totalizam uma área de mais de 460 mil hectares.

O evento, conduzido pelo secretário executivo da CETUR (CNC), Eraldo Alves da Cruz, contou ainda com a presença do secretário de Turismo do Rio, Nilo Sérgio Felix, do presidente da Federação de CVBs do Rio, Marcos Navega, e demais autoridades.

O turismo no Rio

• Espera-se mais de 2,5 milhões de estrangeiros neste verão no Brasil e o Rio recebe 35% desse total.
• O Brasil ocupa o 45º lugar do ranking mundial (OMT), atrás de países como a Eslovênia e Bulgária.
• Nossos vizinhos da América do Sul representam 54% desse total.
• Os estrangeiros que mais nos visitam são os argentinos (33%), os americanos (9%) e os chilenos (5%).
• De cada 10 turistas que vem ao Brasil, 7 preferem destinos de praia e sol.
• Em 2015, a cidade de Miami, recebeu 6,3 milhões de visitantes estrangeiros, a Torre Eiffel, 7 milhões, a França toda recebeu 85 milhões e os EUA, 77 milhões.
• Hoje representa 10% do PIB e gera 9 milhões de empregos.
• O Brasil já tem boa base de mercado interno e é um dos países que tem um dos maiores potenciais naturais para o turismo. Falta qualificação e sistema de oferta para o mundo.
• Especialistas apontam que precisamos de mais pesquisas para se traçar estratégias melhores.