O Instituto Estadual do Ambiente (Inea) realizou na manhã desta quinta-feira (14/12), no centro da capital fluminense, a formatura de 95 agentes de defesa ambiental. Com essa etapa concluída, o instituto reforça ainda mais a equipe das unidades de conservação do estado do Rio de Janeiro.
O Inea possui agora um efetivo de 273 guarda-parques que atuam nos 42 postos das unidades de conservação espalhadas pelo estado. Os 95 formandos receberam aulas de noções de direito, primeiros-socorros, atividades administrativas e operacionais durante o curso, no qual ao todo foram ministradas 16 disciplinas. Na fase prática, os alunos foram para o Parque Estadual dos Três Picos (PETP), na Subsede Paraíso, local em que ficaram em regime de internato por uma semana, enquanto recebiam instruções práticas.
O vice-governador e secretário de estado do Ambiente e Sustentabilidade, Thiago Pampolha, ressaltou a importância dos guarda-parques no Rio de Janeiro. “Estes agentes ambientais são essenciais para que as nossas florestas estejam mais verdes. Estamos confiantes de que esses novos profissionais desempenharão um papel fundamental na preservação de nossas áreas naturais, contribuindo para a construção de um futuro mais sustentável para o nosso estado”, destacou Pampolha.
As atividades que os novos guarda-parques irão realizar envolvem zelar pela vida selvagem, pelo ambiente e pelo patrimônio, prevenindo e combatendo incêndios, cuidando da manutenção das trilhas e atrações turísticas, realizando ações de conscientização e contribuição para a segurança de visitantes e funcionários, entre outros aspectos da rotina das unidades de conservação estaduais.
Para o presidente do Inea, Philipe Campello, é muito gratificante e importante fazer parte desse time que colabora para o desenvolvimento sustentável em todo o estado. “É com imensa satisfação que celebramos a formatura desses novos agentes de defesa ambiental, fortalecendo nosso compromisso com a preservação e conservação do meio ambiente. O Inea tem o orgulho de ampliar sua equipe, dedicados a proteger as unidades de conservação em todo o estado do Rio de Janeiro”, ressaltou Campelo.
A formatura ainda contou com a presença do subsecretário executivo do Ambiente e Sustentabilidade, José Ricardo, a chefe de gabinete da Vice-Governadoria, Teresa Nunes, a diretora de Biodiversidade, Áreas Protegidas e Ecossistemas do Inea, Julia Bochner, e o gerente de Guarda-Parques, Raphael Freire.