Notícias |13.02.2017

Instituto Estadual do Ambiente investe no aprimoramento dos guarda parquesTreinamento contra incêndios e situações de emergência qualificam os guarda parques para a preservação e manutenção dos parques estaduais

Mais de 30 bombeiros que atuam como guarda parques nas unidades de conservação administradas pelo Instituto Estadual do Ambiente (Inea) participaram, nesta quinta e (9/2) e nesta sexta (10/2), de um treinamento especial com instruções de combate a incêndio, primeiros socorros, utilização de equipamento de moto serra e de GPS. A iniciativa tem como objetivo o aprimoramento desse profissional.

Além da parte teórica, os servidores participaram de uma atividade prática com a simulação de resgate de vítima e a montagem de um posto de comando realizada no Parque Estadual dos Três Picos, situado na Região Serrana do Rio.

Os guarda parques são fundamentais na preservação e manutenção dos parques estaduais. Eles são os profissionais preparados e capacitados para o trabalho dentro das unidades de conservação, em ações de proteção da biodiversidade e do patrimônio histórico, na educação ambiental, e, caso necessário, são eles que fazem o primeiro combate às ocorrências como em casos de incêndios ou qualquer outro tipo incidente. O guarda parque também é peça fundamental em casos de resgate nas matas, de turistas e visitantes que se perdem em trilhas ou caminhadas pelos parques, cujas áreas extensas, são de grande conhecimento destes profissionais.

Os guarda parques também são treinados e preparados para o resgate de animais que se perdem ou por vezes são atropelados no entorno das unidades de conservação.

O Rio de Janeiro foi o primeiro estado brasileiro a contar com este tipo de serviço. “Posso afirmar que temos um dos melhores Corpo de Guarda Parques do mundo. Eles são muito importantes para a preservação e proteção ambiental. Nossa equipe é muito preparada e cursos como esse só aumentam a capacidade do grupo. Para ser um Guarda Parque é necessário ter espírito de equipe, criatividade, técnica e altruísmo”, disse o chefe do Serviço de Guarda Parques, o sub tenente do Corpo de Bombeiros, Marco Aurélio Paes.