Neste mês de dezembro, o Instituto Estadual do Ambiente (Inea), através da Gerência de Publicações e Acervo Técnico (Gerpat), lançou mais uma edição da Revista Ineana, periódico do instituto sobre questões socioambientais. Desta vez, a publicação traz seis artigos que abordam temas como pós-licenciamento ambiental, ICMS Ecológico e melhores alternativas no uso dos recursos hídricos.
“A Revista Ineana reforça o posto referencial que o instituto ocupa, uma vez que é um local próprio para discussões de alto padrão de qualidade e importância. A cada lançamento temos a certeza que estamos contribuindo para um Rio de Janeiro mais sustentável através não só da contribuição intelectual, como também do convite à sociedade na execução da nossa agenda ambiental”, celebrou o presidente do Inea, Philipe Campello.
A nova edição da revista amplia o debate sustentável e abre espaço para diferentes assuntos em busca de contribuir para o conhecimento científico no território fluminense. O primeiro artigo do periódico, “Avaliação diagnóstica da geração de resíduos de uma Unidade de Alimentação e Nutrição institucional”, aborda a geração de resíduos em cozinhas industriais e aponta meios para diminuir o desperdício de alimentos.
Já no segundo estudo, “Fase de pós-licenciamento ambiental: avaliação de três estudos de caso”, os autores analisam instrumentos típicos da etapa de pós-licença promovida pelo órgão ambiental estadual a partir de três grandes empreendimentos fluminenses e seus compromissos com as questões ambientais.
Alinhada às discussões sobre proteção das áreas verdes presentes na COP27 e COP15, conferências da ONU que a Secretaria de Estado do Ambiente e Sustentabilidade (Seas) e do Inea participaram, a publicação ainda conta com os artigos “Política do fogo zero no estado do Rio de Janeiro: da legislação à prática” e “O ICMS Ecológico como ferramenta para mitigação de impactos causados por queimadas e incêndios florestais em nível municipal”, dentro da temática de desmatamento e queimadas florestais.
Por fim, duas diferentes estratégias para o melhor aproveitamento dos recursos hídricos e seus sistemas de cobrança fecham a edição. Enquanto em “O sistema de cobrança pelo uso dos recursos hídricos em bacias compartilhadas: o caso da bacia do Rio Paraíba do Sul” os autores propõem um aperfeiçoamento do sistema em questão, o artigo “A proposta de cobrança da água como instrumento pedagógico: esperançando com Paulo Freire” traz à cena as comunidades na estruturação do sistema de gestão das águas.
A Revista Ineana tem como objetivo buscar novas soluções para problemáticas socioambientais a partir da união de conhecimentos interdisciplinares em um só espaço. O periódico técnico-científico destinado a todos os públicos interessados na temática ambiental é aberto à contribuição de servidores, colaboradores e acadêmicos de outras instituições. Para acessar a nova edição na íntegra, clique aqui.