Notícias |16.12.2024

Instituto Estadual do Ambiente lança três edições da Revista IneanaPublicações reúnem 16 artigos sobre turismo sustentável, Reservas Particulares do Patrimônio Natural e Década do Oceano

O Instituto Estadual do Ambiente (Inea) lançou, nesta segunda-feira (16/12), três edições da Revista Ineana, periódico do instituto sobre questões socioambientais. Com 16 artigos ao todo, as publicações discutem turismo sustentável e voluntariado, a importância das Reservas Particulares do Patrimônio Natural (RPPNs) para a conservação da Mata Atlântica e a Década do Oceano, instituída em 2017 pela Organização das Nações Unidas (ONU) para promover a limpeza, segurança e sustentabilidade do bioma até 2030.

– Gostaria de agradecer a todos que participaram que publicaram seus artigos. Essa colaboração é muito importante para nós. O Inea, como um órgão de referência, sempre estará incentivando a pesquisa, a troca de ideias e a construção coletiva. A Revista Ineana é um marco no conhecimento ambiental fluminense e hoje estamos aqui para lançar três edições – destacou o presidente do Inea, Renato Jordão.

– É com muita alegria que entregamos a vocês essas três revistas. Os 16 artigos que estamos lançando hoje refletem a riqueza e a complexidade de uma série de questões ambientais extremamente relevantes no nosso trabalho – afirmou a gerente de Publicações e Acervo Técnico do instituto, Tânia Machado. As publicações estão disponíveis aqui.

A edição dedicada à Década do Oceano traz seis artigos sobre o maior bioma do planeta. Entre os assuntos abordados estão o programa estadual de inovação BlueRio, as penalidades e a legislação acerca da poluição marítima e o enfrentamento do lixo no mar a partir da Rede Oceano Limpo. A partir de diferentes abordagens, o objetivo é mobilizar cientistas, gestores, políticos e sociedade civil para construir infraestruturas e promover parcerias para um oceano sustentável e saudável.

Já a primeira edição especial de 2024 discute, por meio de quatro artigos, o papel central das Reservas Particulares do Patrimônio Natural para a proteção ambiental. Atualmente, 9.310 hectares de Mata Atlântica estão protegidos por 114 RPPNs reconhecidas pelo Inea. Na publicação são apresentados três trabalhos vencedores do Prêmio de Meio Ambiente do Inea sobre esse modelo de unidade de conservação, além de um artigo inédito sobre a fauna em três RPPNs estaduais inseridas na Área de Proteção Ambiental Estadual de Macaé de Cima, na Região Serrana Fluminense.

Como forma de divulgar as ações e iniciativas voltadas para o turismo sustentável e voluntariado no estado do RJ, a segunda edição especial da Revista Ineana lança luz sobre temas como astroturismo e ecoturismo inclusivo e acessível, além de um estudo de de caso sobre o Programa de Voluntariado do Inea no REVIS Estadual Serra da Estrela durante a pandemia da COVID-19. O turismo sustentável é uma ferramenta crucial para estimular a adoção de boas práticas para a conservação do patrimônio natural e cultural, por meio da interação com o ambiente preservado.

Ao final da cerimônia de lançamento, que aconteceu no auditório do Inea, no Centro do RJ, técnicos do instituto se reuniram para debater os temas centrais de cada revista, além de tirar dúvidas e trocar experiências com o público presente. A mesa redonda foi composta pela gerente de Visitação, Negócios e Sustentabilidade do Inea, Marina Moss, o chefe de serviço de RPPN, Eduardo Lardosa, e a superintendente de Recursos Hídricos da Secretaria de Estado do Ambiente, Moema Versiani.