Notícias |25.05.2022

Instituto Estadual do Ambiente marca presença no maior evento de montanhismo do BrasilUnidades de conservação administradas pelo órgão participaram do Rio nas Montanhas no último fim de semana

No último fim de semana (21/5 e 22/5), a Federação de Esportes de Montanha do Estado do Rio de Janeiro (FEMERJ) promoveu a 35ª Abertura de Temporada de Montanhismo (ATM) do Rio de Janeiro, agora nomeada Rio nas Montanhas. Durante os dois dias, seis unidades de conservação administradas pelo Instituto Estadual do Ambiente (Inea) apresentaram suas belezas naturais para os cinco mil visitantes do encontro, reunidos no bairro da Urca, na capital fluminense.

O maior evento de montanhismo do Brasil contou com um estande do Inea e com a participação da equipe dos parques estaduais da Serra da Tiririca, do Desengano, Cunhambebe, da Pedra Branca, da Reserva Ecológica Estadual da Juatinga e da Área de Preservação Ambiental (APA) de Maricá.

“A presença das unidades de conservação em um evento de nível nacional só demonstra que o nosso trabalho ultrapassa as limitações geográficas do estado. Muito mais que a construção de um Rio de Janeiro mais sustentável, nós construímos, em conjunto com outras instituições, um Brasil ambientalmente mais desenvolvido”, celebrou o presidente do Inea, Philipe Campello.

Parte integrante do calendário oficial da Cidade do Rio de Janeiro, o Rio nas Montanhas tem como objetivo celebrar o uso esportivo, recreativo e turístico dos ambientes naturais, difundir as atividades de montanhismo praticadas na cidade e estimular a visitação desses territórios com segurança e responsabilidade.

Para Jéssica Maia, gestora do Parque Estadual Cunhambebe (PEC), “a divulgação do parque em eventos como esse é crucial para que ele cumpra suas principais funções, que são a preservação, o lazer e a educação ambiental”. O PEC, que abrange municípios da região da Costa Verde, contou com dois monitores e um guarda-parque para apresentarem os atrativos da unidade aos montanhistas, como a Pedra Chata, o Pico do Papagaio e a Travessia Angra dos Reis x Lídice.

“Nosso trabalho de atendimento aos visitantes no evento foi intenso. Além da apresentação dos nossos atrativos, informamos sobre as novidades das unidades de conservação e alguns dos programas do Inea, como o Vem Pedalar e o Vem Passarinhar, bem como outras informações sobre o instituto”, contou o coordenador de Uso Público do Parque Estadual da Serra da Tiririca (Peset), André Costa.

“Já participamos de outras edições e o contato direto com o público e potenciais visitantes do parque é fundamental. Além da divulgação da unidade, temos a oportunidade de trocar experiências com os outros expositores”, afirmou o gestor do Parque Estadual do Desengano (PED), Carlos Dário.

Além das unidades de conservação municipais, estaduais e federais, o evento também reuniu 11 clubes de montanhismo que fazem parte da FEMERJ e patrocinadores do encontro anual na tradicional Praça General Tibúrcio, na Zona Sul da cidade do Rio de Janeiro. Com a temática “Montanhistas: Presentes!”, a programação envolvia palestras, cine debates, workshops e lançamentos de livros, além da premiação Mosquetão de Ouro, criada pela Confederação Brasileira de Montanhismo e Escalada (CBME), que contempla a comunidade montanhista em sete categorias.