Notícias |09.08.2017

Instituto Estadual do Ambiente participa do III Exercício Conjunto de Apoio à Defesa Civil realizado em PetrópolisPara essas atividades, foram escolhidos cinco cenários de desastre, levando-se em conta os mais comuns na cidade

O Instituto Estadual do Ambiente (Inea), através da Gerência de Operações em Emergências e do Serviço de Monitoramento de Águas e Efluentes, participou, entre os dias 31 de julho e 4 de agosto, do III Exercício Conjunto de Apoio à Defesa Civil (Ecadec 2017) promovido pelo Ministério da Defesa em Petrópolis, na Região Serrana do Rio. Para essas atividades, foram escolhidos cinco cenários de desastre, levando-se em conta os mais comuns na cidade: chuvas intensas e vendavais seguidas por inundações e deslizamentos de terra, incêndio florestal de grandes proporções além de um desastre tecnológico na Refinaria de Duque de Caxias (Reduc).

O comando unificado das operações ficou baseado no Batalhão D.Pedro II, em Petrópolis. Além das Forças Armadas, diversos órgãos estaduais e municipais de Petrópolis, Nova Friburgo e Teresópolis participaram do exercício, respondendo aos incidentes propostos pela coordenação. Em todos os setores, o Inea colaborou nas situações propostas durante o exercício.

A partir de informações emitidas pelos radares meteorológicos e pelo Sistema de Alerta de Cheia do Inea, foi possível orientar quanto ao deslocamento e dispersão de nuvens tóxicas que ameaçavam a cidade de Duque de Caxias.

No simulado de incêndio na Reduc, o Inea atuou na avaliação e mitigação de danos ambientais e no acionamento e coordenação do Plano de Área da Baía de Guanabara.

“Todas essas ações foram demandadas a partir do Comando Unificado em Petrópolis, onde o Inea tinha uma representação que acionou todos os recursos aplicados nos exercícios, contando com a Rede de radiocomunicação digital de emergência do Inea, que integra diferentes agências, que interagem nessas situações de desastres”, disse o chefe do Serviço de Monitoramento de Águas e Efluentes do Inea, o coronel Wilson Duarte.

O Exercício Conjunto de Apoio à Defesa Civil tem por objetivo dar apoio às Defesas Civis Estaduais e municipais visando ao aprimoramento de suas ações em caso de desastres. A primeira edição aconteceu em Santa Catarina, em 2015. Em 2016, ocorreu no Espírito Santo e, neste ano, foi realizado no Estado do Rio de Janeiro, em Petrópolis.