O Instituto Estadual do Ambiente (Inea) anunciou a conclusão de mais uma edição do curso de Guarda-Parque Mirim, uma iniciativa pioneira voltada para a educação ambiental e o engajamento comunitário, realizada no Parque Estadual dos Três Picos, no Núcleo Jequitibá, em Cachoeiras de Macacu. O projeto, iniciado no dia 16/3, foi concluído no último sábado (6/4) e foi especialmente desenhado para crianças e jovens, tendo como objetivo principal introduzir os participantes ao significativo papel dos guarda-parques e à importância da conservação ambiental nas Unidades de Conservação.
– O Guarda-Parque Mirim é uma oportunidade única para nossos jovens se envolverem diretamente na conservação de nossas Unidades de Conservação e se tornarem cidadãos conscientes colaborando em prol de um futuro mais verde – ressaltou o secretário de Estado do Ambiente e Sustentabilidade, Bernardo Rossi.
Durante o curso, que aconteceu integralmente em um ambiente imersivo dentro da própria unidade de conservação administrada pelo Inea, dez participantes tiveram a oportunidade de vivenciar de perto o dia a dia de um guarda-parque. Por meio de uma série de atividades práticas e palestras educativas, os alunos aprenderam sobre a manutenção de trilhas, educação ambiental, a correta condução de visitantes, percepções ambientais e até mesmo como agir diante de encontros com animais peçonhentos. Esses conhecimentos são fundamentais não apenas para a conservação da biodiversidade local, mas também para a segurança e o bem-estar dos que visitam ou residem nas proximidades.
– O Inea reafirma o seu compromisso com a educação ambiental e a preservação das Unidades de Conservação. Projetos como o Guarda-Parque Mirim são essenciais para fomentar uma conscientização ecológica nas novas gerações, assegurando que elas cresçam conscientes do seu papel na proteção do meio ambiente e na promoção de um futuro sustentável para todos – destacou o presidente do Inea, Renato Jordão.
A iniciativa contou com o apoio do Vital Brasil e do Projeto Guapiaçu, realizado pelo Instituto de Ação Socioambiental, além do esforço dos servidores do Inea. – É com muita satisfação que a gente vê mais uma edição do Guarda-parque Mirim se encerrando. O programa é essencial para aproximar a população e nós acreditamos que com a iniciativa, possamos ter uma abrangência maior das noções básicas relacionadas ao meio ambiente e incentivar os jovens em prol do tema – relatou o gerente de guarda-parques, Raphael Freire.
Sobre o parque
Com área aproximada de 65 mil hectares, o Parque Estadual dos Três Picos abrange partes dos municípios de Teresópolis, Guapimirim, Nova Friburgo, Cachoeiras de Macacu e Silva Jardim, na Região Serrana do Rio. Além do novo núcleo em Teresópolis, a unidade de conservação possui sede em Cachoeiras de Macacu, um núcleo de montanha em Nova Friburgo e um núcleo operacional em Guapimirim.