Notícias |28.10.2022

Instituto Estadual do Ambiente realiza mini curso de meliponicultura no Parque Estadual do CunhambebeCapacitação contou com aulas teóricas e práticas no meliponário da sede do parque

Nesta quarta-feira (26/10), o Instituto Estadual do Ambiente (Inea) realizou, na sede Parque Estadual do Cunhambebe (PEC), o mini curso “Meliponicultura: conhecendo as abelhas nativas sem ferrão”. Ministrado pelo meliponicultor André Brito, o curso reuniu entusiastas da área na Unidade de Conservação localizada na Costa Verde fluminense.

A capacitação contou com aula teórica e prática no meliponário instalado na sede do parque. Os participantes aprenderam sobre meliponicultura e geração de renda familiar, manejo das abelhas sem ferrão, a produção de mel, própolis e a multiplicação de colmeias.

“O objetivo do minicurso é disponibilizar para a população oportunidades de geração de renda a partir dos produtos ofertados pelas abelhas nativas sem ferrão. Além disso, a atividade é uma ferramenta de conscientização sobre a importância das abelhas nativas, responsáveis pela polinização da flora, o que mantém os ecossistemas do bioma Mata Atlântica saudáveis e equilibrados”, afirmou a gestora do Parque Estadual do Cunhambebe, Ana Carolina Maia.

Cerca de 50 pessoas participaram da atividade, dentre servidores da Área de Proteção Ambiental de Tamoios, também administrada pelo Inea, representantes do conselho consultivo, da Defesa Civil, da Secretaria de Meio Ambiente de Mangaratiba, do Grupamento de Proteção Ambiental, pequenos produtores e apicultores.