Notícias |24.03.2025

Licenciamento Ambiental no Rio comemora 50 anos com chamamento público para a Revista Ineana e Congresso sobre o tema, no Museu do AmanhãInea inicia comemorações pelo cinquentenário do licenciamento ambiental no Rio de Janeiro

Pioneiro na implementação de práticas de licenciamento ambiental, o Estado do Rio de Janeiro celebra nesta segunda-feira (24/3) o cinquentenário desse processo, que teve início com os antigos órgão Feema, Serla e IEF. Esses órgãos  desempenharam papéis fundamentais na regulamentação e no controle ambiental até a criação do Inea, em 2009, após a extinção dessas entidades. Desde então, a pasta ambiental é responsável por aprimorar e fortalecer as políticas de sustentabilidade e controle ambiental, mantendo o estado na vanguarda da legislação ambiental.

Para comemorar, o Inea lançou o chamamento público da Revista Ineana, com artigos referentes aos estudos e  às pesquisas realizadas, bem como projetos aplicados no Estado do Rio de Janeiro: https://www.inea.rj.gov.br/publicacoes/publicacoes-inea/ineana/

E ainda haverá o 1º Congresso de Licenciamento e Controle Ambiental do Estado que será realizado no  dia 24 de setembro. O evento reunirá especialistas, autoridades e profissionais para discutir a trajetória, os desafios e os avanços da fiscalização e da  gestão ambiental no âmbito estadual.

Além de promover um resgate histórico, o  congresso trará discussões sobre os avanços alcançados nas últimas cinco décadas e os impactos das políticas ambientais e ontará com a participação de figuras importantes que contribuíram para o desenvolvimento do licenciamento no estado, compartilhando suas experiências desde os primeiros anos da fiscalização até os desafios contemporâneos.

– A nossa diretoria está inovando e trazendo tecnologias para o licenciamento com modernização dos sistemas e cruzamento de dados. Hoje, temos um olhar de integração com a fiscalização e o pós-licença. Dessa forma, poderemos ser mais céleres ao licenciar e fiscalizar – disse a diretora de Licenciamento Ambiental do Inea, Juliana Ávila.

2025:  Ano de Celebrações e Iniciativas

O congresso de setembro marca o início de uma série de eventos e iniciativas que continuarão ao longo de 2025, ano em que o licenciamento ambiental no Rio de Janeiro completa 50 anos. Outras ações serão promovidas, com o objetivo de aprofundar o debate sobre sustentabilidade e reforçar as políticas de controle ambiental no estado.