Mais de 40 espécies de aves foram observadas em vida livre através do Programa Vem Passarinhar realizado no último final de semana (9 e 10/12), no Parque Estadual Cunhambebe, situado no Sul Fluminense e administrado pelo Instituto Estadual do Ambiente (Inea). Cerca de 20 pessoas participaram da atividade que tem por objetivo estimular a prática da observação de pássaros, uma ferramenta de conservação através da visitação nas unidades de conservação do Estado do Rio de Janeiro.
No sábado (9/12), os participantes percorreram a trilha do Rio da Prata e o Sítio Arqueológico São João Marcos, no município de Rio Claro onde foram feitos os registros das aves. No dia seguinte (11/12), os visitantes percorreram a trilha do Curumim, atrativo preparado para receber portadores de necessidades especiais. Situada em Mangaratiba, a trilha Curumim possui 1.300 metros de extensão.
O Programa Vem Passarinhar teve início em 2015 e apresenta resultados expressivos: já foram avistadas mais de 500 espécies de aves, ou seja, 65% de toda a avifauna registrada no Estado do Rio de Janeiro. Os resultados alcançados pelas atividades de observação de pássaros nas unidades de conservação demonstram a importância da participação da população na geração de conhecimento, conservação e preservação da avifauna brasileira. A iniciativa é reconhecida como importante para a gestão das unidades de conservação estaduais.