Uma bebezinha veio ao mundo nesta quinta-feira (11/1), de forma bem inusitada: em pleno Parque Estadual da Pedra Branca, unidade de conservação situada na zona oeste da cidade e administrada pelo Instituto Estadual do Ambiente (Inea).
A mamãe esteve na sede do parque, no Pau da Fome, em Jacarepaguá, com o marido e os futuros avós, quando entrou em trabalho de parto. Foi quando o guarda-parque Edson Sá entrou em ação e fez o parto com orientação, por telefone, do Corpo de Bombeiros. O bebê, uma menina que vai se chamar Rafaela, e a mãe foram levadas por uma ambulância do Corpo de Bombeiros para um hospital da região da Barra da Tijuca. Mãe e bebê passam bem.
Para o guarda-parque Edson, a quinta-feira seria apenas mais um dia de trabalho para ações de atendimento aos visitantes, monitoramento, manejo e demais atividades do cotidiano de sua função.
“Não deu tempo nem para pensar. Ouvimos aqui o pedido de socorro de quem estava no parque e saí correndo e me deparei com a moça no chão e o bebê já nascendo. Prestei os primeiros socorros e, com a ajuda do Corpo de Bombeiros que foi me orientando por telefone, consegui ajudar no nascimento dela. Eu a peguei e a coloquei no colo da mãe. Fiquei bem emocionado”, relatou Edson Sá, 36 anos, que trabalha há 11 anos como guarda-parque.