Notícias |03.11.2020

Mutirão do Inea recolhe 35 toneladas de lixo na APA de Maricá A ação mobilizou a equipe da unidade de conservação e servidores da prefeitura

O Instituto Estadual do Ambiente (Inea) promoveu na última quinta-feira (29/10) mais uma ação de limpeza no interior da Área de Proteção Ambiental (APA) Estadual de Maricá, unidade de conservação administrada pelo órgão estadual. A atividade mobilizou a equipe da APA e servidores da prefeitura, que recolheram, em apenas um dia, 35 toneladas de lixo da unidade de conservação para destinação ambientalmente adequada.

Para realizar a ação, foram adotadas medidas de segurança para preservar a saúde dos participantes, como o uso obrigatório de máscaras e de álcool em gel, além do distanciamento físico entre as pessoas.

Regularmente o Inea promove fiscalizações e mutirões com o objetivo de combater irregularidades ambientais e, até o fim do ano, o órgão realizará outro mutirão para a retirada de resíduos na APA Estadual de Maricá. Em ações anteriores, em junho e agosto deste ano, o instituto recolheu 20 toneladas de resíduos na unidade de conservação.

Com 970 hectares de área, a APA Estadual de Maricá abrange o sistema lagunar do município de Maricá, parte da Restinga de Maricá e a totalidade da Ilha do Cardoso.

Saiba mais sobre a unidade de conservação no site do Inea: https://www.inea.rj.gov.br/biodiversidade-territorio/conheca-as-unidades-de-conservacao/apa-de-marica/