Notícias |06.06.2023

No Dia Mundial do Meio Ambiente, Inea inicia recuperação da faixa de areia da Praia das Palmeiras, em Cabo FrioAs intervenções já beneficiam várias praias dos municípios de Araruama, São Pedro da Aldeia e Iguaba Grande

Nesta segunda-feira (5/6), Dia Mundial do Meio Ambiente, o Instituto Estadual do Ambiente (Inea) deu início à recuperação da faixa de areia da Praia das Palmeiras, no município de Cabo Frio, na Região dos Lagos. A iniciativa irá proporcionar melhoria da qualidade ambiental dessa praia, incrementando o turismo em Cabo Frio.

A engorda da Praia das Palmeiras será executada a partir da reutilização de areia oriunda do desassoreamento do Canal do Itajuru e Laguna, trabalho este que contribuirá para melhorar a navegabilidade e a troca hídrica entre a Laguna de Araruama e o oceano. Atualmente, essa intervenção, que é realizada em parceria com as administrações municipais da Região dos Lagos, beneficia diversas praias situadas em Araruama, São Pedro da Aldeia e Iguaba Grande.

“Além de Araruama, São Pedro da Aldeia e Iguaba Grande, essa iniciativa beneficia mais um município da Região dos Lagos que é Cabo Frio, proporcionando melhoria da qualidade de vida dia moradores e turistas”, destacou o presidente do Inea, Philipe Campello.

Orçadas em R$ 22 milhões, com recursos do Fundo Estadual de Conservação Ambiental e Desenvolvimento Urbano (Fecam), as obras visam retirar cerca de 335 mil metros cúbicos de areia do Canal do Itajuru para destinação ambiental adequada. Até o momento, já foram removidos cerca de 240 mil metros cúbicos de areia que está sendo utilizada para nivelamento e recuperação da faixa de areia das praias lagunares.