Nesta segunda-feira (5/6), Dia Mundial do Meio Ambiente, o Instituto Estadual do Ambiente (Inea) deu início à recuperação da faixa de areia da Praia das Palmeiras, no município de Cabo Frio, na Região dos Lagos. A iniciativa irá proporcionar melhoria da qualidade ambiental dessa praia, incrementando o turismo em Cabo Frio.
A engorda da Praia das Palmeiras será executada a partir da reutilização de areia oriunda do desassoreamento do Canal do Itajuru e Laguna, trabalho este que contribuirá para melhorar a navegabilidade e a troca hídrica entre a Laguna de Araruama e o oceano. Atualmente, essa intervenção, que é realizada em parceria com as administrações municipais da Região dos Lagos, beneficia diversas praias situadas em Araruama, São Pedro da Aldeia e Iguaba Grande.
“Além de Araruama, São Pedro da Aldeia e Iguaba Grande, essa iniciativa beneficia mais um município da Região dos Lagos que é Cabo Frio, proporcionando melhoria da qualidade de vida dia moradores e turistas”, destacou o presidente do Inea, Philipe Campello.
Orçadas em R$ 22 milhões, com recursos do Fundo Estadual de Conservação Ambiental e Desenvolvimento Urbano (Fecam), as obras visam retirar cerca de 335 mil metros cúbicos de areia do Canal do Itajuru para destinação ambiental adequada. Até o momento, já foram removidos cerca de 240 mil metros cúbicos de areia que está sendo utilizada para nivelamento e recuperação da faixa de areia das praias lagunares.