A Secretaria de Estado do Ambiente e Sustentabilidade (Seas), em parceria com o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), lançou um novo projeto voltado ao fomento do empreendedorismo e da inovação sustentável em favelas do Rio de Janeiro. A iniciativa também marca o início da segunda fase do Programa Parque de Inovação Social, Tecnológica e Ambiental (PISTA).
Entre as principais frentes do projeto está o incentivo a projetos de inovação social e desenvolvimento local em comunidades como Rocinha, Complexo do Alemão, Maré, Cidade de Deus, no Rio de Janeiro, e em Petrópolis, na região serrana. Estão previstas a implantação de hubs de conhecimento, incubadoras, laboratórios colaborativos e escritórios de negócios comunitários, além da criação de um observatório comunitário e da realização de diagnósticos da economia de impacto, sob um modelo de governança compartilhada.
O apoio ao PISTA integra o projeto “Aceleração dos ODS no Estado do Rio de Janeiro – Agenda Rio 2030”, uma colaboração estratégica entre Seas e PNUD. Essa parceria envolve ações voltadas ao planejamento, governança e mobilização multissetorial em todo o estado.
O projeto contempla ainda a elaboração de um diagnóstico estadual sobre a situação dos ODS, a criação de planos de ação multissetoriais e de implantação dos objetivos, o desenvolvimento de uma plataforma digital para monitoramento da Agenda 2030, bem como a capacitação de servidores e gestores públicos, em articulação com organismos de cooperação técnica internacional.
Com foco na geração de impacto positivo nas comunidades, o programa promove a incubação e aceleração de empreendimentos cooperativos. Ao todo, serão investidos R$21 milhões em ações e projetos ligados à iniciativa.
O governador Cláudio Castro destacou a importância do PISTA como vetor de transformação social e inovação nas comunidades. “O programa leva o conceito de inovação sustentável para dentro das favelas, gerando renda, fortalecendo negócios locais e promovendo soluções adaptadas às especificidades de cada território.”
Na primeira fase da iniciativa, realizada em 2021, foram apoiados projetos como o Óleo no Ponto, que reaproveita óleo de cozinha usado na produção de produtos de limpeza, e o Carteiro Amigo Expresso, que evoluiu de um pequeno negócio familiar para uma operação ampliada em diversas comunidades do Rio após receber apoio do programa.
Lançamento de edital
O primeiro passo do projeto foi o lançamento, neste mês, do edital “PISTA: Conectando Territórios Inovadores”, promovido pela Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (Faperj).
O prazo para envio de propostas é 27 de junho de 2025, e a expectativa é que o trabalho com os projetos selecionados tenha início em outubro deste ano. As submissões deverão ser realizadas por meio do SisFaperj (clique aqui).
Serão apoiados projetos realizados nas comunidades, baseados em Ciência, Tecnologia e Inovação e conduzidos por instituições com ou sem fins lucrativos sediadas no estado do Rio de Janeiro.
O novo edital será dividido em duas faixas:
Os interessados devem apresentar: currículo, cronograma (com duração de até 24 meses), vídeo explicativo, orçamento e documentação da instituição. A seleção levará em conta critérios como inovação, impacto, articulação territorial, parcerias e histórico de atuação.
Realizada em parceria com o PNUD, a iniciativa reforça o compromisso com o desenvolvimento sustentável e a inclusão social nas comunidades fluminenses.
A candidatura, que deve ser preenchida diretamente no formulário online, deve detalhar, entre outros aspectos, as competências da equipe envolvida, a solução a ser desenvolvida, o diferencial inovador, as metas e resultados esperados, o impacto social, econômico e ambiental, as parcerias, a articulação e o histórico de atuação no território escolhido.
O projeto “Aceleração dos ODS no Estado do Rio de Janeiro – Agenda Rio 2030” está alinhado ao mandato do PNUD ao promover a inovação social e o desenvolvimento local em comunidades em situação de vulnerabilidade. Ao apoiar ações de inovação nesses territórios, a organização contribui para fortalecer capacidades locais, fomentar a inclusão social e promover a sustentabilidade, em consonância com a Agenda 2030.
Confira a íntegra do edital no link abaixo:
Edital FAPERJ Nº 07/2025 – Programa Pista: Conectando Territórios Inovadores
Oportunidades no PNUD Brasil
O Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) Brasil está com vagas abertas para Especialista em Comunicação e Transparência Onsite e Assistente de Comunicação Social e Mobilização Comunitária. As duas oportunidades têm como base o projeto BRA/24/008 e visam contribuir para a redução das desigualdades no Brasil, alinhadas ao Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 10.
Confira abaixo as informações sobre a vaga aberta:
Procura-se voluntário(a) para conduzir e monitorar processos de governança territorial, promovendo a integração e o engajamento de todos os atores relevantes do território. Também será responsabilidade dessa pessoa o mapeamento de papéis e responsabilidades, promoção do engajamento e accountability dos atores envolvidos, e pela coordenação e registro de reuniões estratégicas e operacionais. A vaga exige experiência em ambientes multiculturais e competência para atuar em contextos complexos. Será considerado diferencial o conhecimento prévio em contextos acadêmicos, do terceiro setor ou da administração pública. As inscrições para esta posição estarão abertas até o dia 12 de junho de 2025.
Informações sobre todos os direitos e benefícios no local de serviço estão disponíveis em https://app.unv.org/calculator. As condições de serviço completas para voluntários da ONU estão disponíveis em https://explore.unv.org/cos https://www.unv.org