Notícias |14.07.2025

O Projeto PISTA impulsiona o empreendedorismo e a inovação sustentável em favelas do Rio de Janeiro

A iniciativa, realizada em parceria entre o PNUD e a Secretaria de Estado do Ambiente e Sustentabilidade (SEAS), apoia a implementação do Parque de Inovação em comunidades do estado, Uma iniciativa estratégica que visa fomentar o empreendedorismo e a inovação sustentável em favelas do estado do Rio de Janeiro. 

O projeto marca a segunda fase do Programa Parque de Inovação Social, Tecnológica e Ambiental (PISTA) e já se encontra em fase de contratação de profissionais, com novas oportunidades sendo disponibilizadas.

O projeto atua em comunidades como Rocinha, Complexo do Alemão, Maré, Cidade de Deus e Petrópolis, com foco em soluções inovadoras voltadas ao desenvolvimento local e à transformação territorial. Estão previstas a implantação de hubs de conhecimento, incubadoras, laboratórios colaborativos e escritórios de negócios comunitários, além da criação de um observatório comunitário e da realização de diagnósticos sobre a economia de impacto, em um modelo de governança compartilhada.

Essa frente integra o projeto “Aceleração dos ODS no Estado do Rio de Janeiro – Agenda Rio 2030”, uma colaboração estratégica entre Seas e PNUD, voltada ao planejamento, governança e mobilização multissetorial em todo o estado. Entre as ações, estão a criação de planos de ação multissetoriais, o desenvolvimento de uma plataforma digital para monitoramento da Agenda 2030 e a capacitação de servidores públicos, em articulação com organismos de cooperação internacional.

Com foco na geração de impacto positivo nas comunidades, o programa promove a incubação e aceleração de empreendimentos cooperativos. Ao todo, serão investidos R$ 21 milhões em ações e projetos ligados à iniciativa.

Na primeira fase do PISTA, realizada em 2021, foram apoiadas iniciativas como o Óleo no Ponto — que reaproveita óleo de cozinha usado na produção de produtos de limpeza — e o Carteiro Amigo Expresso, que se consolidou como uma rede de entregas comunitária após o apoio recebido.

O projeto segue em curso com novas oportunidades de contratação voltadas à consolidação de equipes nos territórios e à estruturação das ações previstas. Entre os perfis abertos estão posições nas áreas de comunicação, mobilização comunitária e governança territorial.

Oportunidades de Voluntariado no PNUD Brasil

O Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) Brasil está com vagas abertas para voluntários/as com foco no fortalecimento da governança e na elaboração de projetos inovadores. As duas oportunidades têm como base o projeto BRA/24/008 e visam contribuir para a redução das desigualdades no Brasil, alinhadas ao Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 10.

Destinadas a candidatos nacionais ou residentes legais no Brasil, as vagas têm início previsto para 28 de julho de 2025 e possuem duração de 12 meses (com possibilidade de extensão). As posições oferecem a chance de contribuir diretamente para ações de impacto social em comunidades brasileiras.

Informações sobre todos os direitos e benefícios no local de serviço estão disponíveis em https://app.unv.org/calculator. As condições de serviço completas para voluntários da ONU estão disponíveis em https://explore.unv.org/cos https://www.unv.org

Coordenador Local do PISTA

Procura-se voluntário(a) para liderar a implantação e desenvolvimento do PISTA em territórios como Rocinha, Cidade de Deus, Complexo do Alemão, Complexo da Maré ou Petrópolis. A pessoa selecionada será responsável por coordenar estratégias de inovação e inclusão, fomentar redes locais e estimular o surgimento de iniciativas transformadoras. Entre suas atribuições estão a integração de políticas públicas e setoriais, fortalecimento da governança local, atração de investimentos e conexão com universidades, poder público e sociedade civil. A vaga requer sensibilidade territorial, capacidade de articulação em ambientes complexos e multiculturais, e experiência com inovação, políticas públicas ou empreendedorismo social. 

Assistente de Incubação de Negócios

Estamos contratando apoio para formalização, desenvolvimento e aceleração de negócios de base comunitária. Entre as responsabilidades estão a criação e gestão de incubadoras e aceleradoras de negócios, a realização de atividades formativas e de mentoria, e o suporte direto a grupos, coletivos, associações e empreendimentos comunitários. A função inclui ainda o apoio à implantação de aceleradoras de negócios cooperativos sustentáveis, promovendo seu alinhamento com o mercado. Valorizam-se candidatos(as) com experiência em incubação de negócios, empreendedorismo social, desenvolvimento territorial ou inovação comunitária. 

Assistente da Governança para a Mobilização Local

Voluntário(a) para fortalecer a mobilização comunitária, atuando na elaboração e execução de projetos sociais e econômicos voltados ao enfrentamento do desemprego e da informalidade. A pessoa buscará soluções inovadoras e sustentáveis que promovam a inclusão social e o desenvolvimento das comunidades. Nesse papel, será responsável por conectar moradores, associações, coletivos e lideranças locais, identificando demandas, desafios e oportunidades para fomentar iniciativas econômicas locais. Também terá a missão de mapear recursos e políticas públicas disponíveis, facilitando a articulação e cooperação entre os diversos atores envolvidos.