Notícias |20.02.2026

Operação Carnaval do Inea atendeu 30 mil visitantes das unidades de conservação estaduaisAção focou em 12 unidades de conservação que têm aumento expressivo no número de visitantes nesta época do ano

A Operação Carnaval deflagrada pelo Instituto Estadual do Ambiente (Inea) nas unidades de conservação que administra teve um balanço positivo: cerca de 30 mil visitantes foram atendidos pelas ações realizadas entre os dias 12 e 18 de fevereiro,  com o objetivo de promover o ordenamento turístico e a segurança ambiental dessas áreas protegidas. A operação mobilizou 130 pessoas entre guarda-parques, técnicos e gestores das unidades de conservação e agentes do Comando de Polícia Ambiental (CPAm).

Durante o feriadão do Carnaval, o Inea intensificou as fiscalizações nas áreas protegidas sob sua responsabilidade. Contudo, a operação focou em  12 unidades de conservação que registram um aumento expressivo no número  de visitantes nesta época do ano. São elas: Reserva Biológica Estadual da Praia do Sul,  Reserva do Desenvolvimento Sustentável do Aventureiro e Parques Estaduas  de Ilha Grande e Cunhambebe  na Costa Verde; Parques da Pedra Branca, na zona oeste do Rio; da  Lagoa do Açu, em Campos dos Goytacazes e do Mendanha, na Região Metropolitana do Rio;  Áreas de Proteção  Ambiental Estadual de Gericinó Mendanha, na zona oeste da Cidade e de Mangaratiba, na Costa Verde; Reserva Extrativista Marinha de Itaipu, em Niterói;  Monumento Natural Estadual da Serra da Maria Comprida, em Petrópolis, e Reserva Biológica Estadual de Guaratiba, na zona oeste do Rio.

– A cada ano, a pasta ambiental  vem aprimorando sua metodologia de atendimento ao público, envolvendo diversos setores da instituição e uma série de profissionais com diferentes formações e experiências, além de investimento em logística, com viaturas e embarcações novas, ferramentas de monitoramento. Com isso, conseguimos proporcionar aos visitantes dos nossos parques um passeio seguro e, ao mesmo tempo,  preservando o nosso patrimônio ambiental – destacou o secretário de Estado do Ambiente e Sustentabilidade, Bernardo Rossi.

As equipes  atuaram na repressão às irregularidades ambientais,  e também em ações de educação ambiental visando chamar a atenção das pessoas sobre a importância de praticar a conduta consciente durante a visita às unidades de conservação.

As irregularidades mais coibidas foram campings ilegais (ao todo foram 40); churrasco em áreas proibidas (20); visitantes com animais domésticos em locais proibidos (ao todo foram 40); embarcações de pesca ilegal (oito); incêndios florestais combatidos (foram cinco). Durante a operação carnaval, a equipe realizou um mutirão para a construção de 61 metros de aceiros (faixas de terra limpas, onde a vegetação é removida ou reduzida para criar uma barreira física que impede ou dificulta a propagação de incêndios florestais).

A equipe também atuou no resgate de quatro visitantes que se perderam nas trilhas e auxiliou no resgate a outras quatro pessoas que sofreram um acidente em uma rodovia, nas proximidades de uma unidade de conservação estadual. Os guarda-parques também prestaram socorro a uma visitante que teve um mal súbito quando caminhava em uma trilha.