A Operação Carnaval deflagrada pelo Instituto Estadual do Ambiente (Inea) nas unidades de conservação que administra teve um balanço positivo: cerca de 30 mil visitantes foram atendidos pelas ações realizadas entre os dias 12 e 18 de fevereiro, com o objetivo de promover o ordenamento turístico e a segurança ambiental dessas áreas protegidas. A operação mobilizou 130 pessoas entre guarda-parques, técnicos e gestores das unidades de conservação e agentes do Comando de Polícia Ambiental (CPAm).
Durante o feriadão do Carnaval, o Inea intensificou as fiscalizações nas áreas protegidas sob sua responsabilidade. Contudo, a operação focou em 12 unidades de conservação que registram um aumento expressivo no número de visitantes nesta época do ano. São elas: Reserva Biológica Estadual da Praia do Sul, Reserva do Desenvolvimento Sustentável do Aventureiro e Parques Estaduas de Ilha Grande e Cunhambebe na Costa Verde; Parques da Pedra Branca, na zona oeste do Rio; da Lagoa do Açu, em Campos dos Goytacazes e do Mendanha, na Região Metropolitana do Rio; Áreas de Proteção Ambiental Estadual de Gericinó Mendanha, na zona oeste da Cidade e de Mangaratiba, na Costa Verde; Reserva Extrativista Marinha de Itaipu, em Niterói; Monumento Natural Estadual da Serra da Maria Comprida, em Petrópolis, e Reserva Biológica Estadual de Guaratiba, na zona oeste do Rio.
– A cada ano, a pasta ambiental vem aprimorando sua metodologia de atendimento ao público, envolvendo diversos setores da instituição e uma série de profissionais com diferentes formações e experiências, além de investimento em logística, com viaturas e embarcações novas, ferramentas de monitoramento. Com isso, conseguimos proporcionar aos visitantes dos nossos parques um passeio seguro e, ao mesmo tempo, preservando o nosso patrimônio ambiental – destacou o secretário de Estado do Ambiente e Sustentabilidade, Bernardo Rossi.
As equipes atuaram na repressão às irregularidades ambientais, e também em ações de educação ambiental visando chamar a atenção das pessoas sobre a importância de praticar a conduta consciente durante a visita às unidades de conservação.
As irregularidades mais coibidas foram campings ilegais (ao todo foram 40); churrasco em áreas proibidas (20); visitantes com animais domésticos em locais proibidos (ao todo foram 40); embarcações de pesca ilegal (oito); incêndios florestais combatidos (foram cinco). Durante a operação carnaval, a equipe realizou um mutirão para a construção de 61 metros de aceiros (faixas de terra limpas, onde a vegetação é removida ou reduzida para criar uma barreira física que impede ou dificulta a propagação de incêndios florestais).
A equipe também atuou no resgate de quatro visitantes que se perderam nas trilhas e auxiliou no resgate a outras quatro pessoas que sofreram um acidente em uma rodovia, nas proximidades de uma unidade de conservação estadual. Os guarda-parques também prestaram socorro a uma visitante que teve um mal súbito quando caminhava em uma trilha.