Notícias |01.09.2023

Operação conjunta entre Secretaria de Estado do Ambiente e Sustentabilidade, Inea e Polícia Federal é deflagrada para inibir areais clandestinos em SeropédicaOperação conjunta entre Secretaria de Estado do Ambiente e Sustentabilidade, Inea e Polícia Federal é deflagrada para inibir areais clandestinos em Seropédica

Areais clandestinos foram os alvos de uma operação deflagrada, na última quinta-feira (31/8), pela Secretaria de Estado do Ambiente e Sustentabilidade, por meio da Superintendência de Combate aos Crimes Ambientais, pelo Instituto Estadual do Ambiente (Inea) e pela Polícia Federal no município de Seropédica, na Região Metropolitana do Rio.

As equipes vistoriaram diversos areais na região de Seropédica. Durante a fiscalização, duas empresas foram autuadas, com aplicação de multa; e uma outra empresa teve sua atividade suspensa cautelarmente por estar operando fora do polígono estabelecido na licença de operação. Outras três empresas foram notificadas pelo Inea para que realizem melhorias nos seus sistemas de controle ambiental. Quatro caminhões e duas pás-carregadeiras foram apreendidas pela equipe.

“Vamos continuar atuando com rigor no combate à extração ilegal de areia, e destaco a importância de ações conjuntas com instituições parceiras para reprimir este tipo de ilegalidade”, ressaltou o vice-governador e secretário de Estado do Ambiente e Sustentabilidade, Thiago Pampolha.

Segundo a Polícia Federal, as investigações foram iniciadas a partir de denúncias recebidas pela Delegacia de Repressão aos Crimes contra o Meio Ambiente acerca da exploração ilegal de recursos minerais no município de Seropédica. Ao longo das investigações, foram analisadas imagens de satélite e foi possível constatar a evolução gradual da atividade de extração clandestina naquela região.