Notícias |11.03.2016

Operação flagra fornos de carvão ilegais e desmatamento em Itaguaí

Policiais da Unidade de Policiamento Ambiental (Upam) da Reserva Ecológica da Juatinga, administrada pelo Instituto Estadual do Ambiente (Inea) e situada em Paraty, flagraram nesta sexta-feira (11/03) a produção ilegal de carvão em Itaguaí. Em atendimento a uma denúncia, os policiais descobriram que na área também fora feito o desmatamento de uma área de aproximadamente 600 metros quadrados.

O flagrante foi feito na Rua Nossa Senhora das Graças, no bairro Piranema. Os policiais descobriram na área dois fornos de carvão, que, no caso da produção ilegal, geralmente é feito a partir de madeira de espécies nativas, o que configura crime ambiental. Um dos fornos estava em atividade no momento da operação e o outro vazio. Os policiais estimam que cerca de 30 árvores já tinham sido cortadas para a fabricação do carvão na área desmatada.

De acordo com a denúncia, na área também havia aves em cativeiro, e realmente foram encontrados um tucano, um papagaio e dois sabiás no local. Por conta do flagrante, o responsável pela área foi conduzido à 50ª Delegacia para que fosse lavrado o boletim de ocorrência por crime ambiental.