Notícias |20.04.2023

Parque de Inovação Sustentável da Rocinha sedia primeiro encontro de empreendedores da comunidadeCom apoio da Secretaria de Estado do Ambiente e Sustentabilidade e Inea, parque busca desenvolver distrito de inovação na região

No último dia 18/4, o Parque de Inovação Sustentável da Rocinha, na Zona Sul da capital fluminense, sediou o I Encontro de Empreendedores da Rocinha. Com o apoio da Secretaria de Estado do Ambiente e Sustentabilidade (Seas) e do Instituto Estadual do Ambiente (Inea), o local tem como objetivo criar um distrito de inovação que promova dinamismo econômico sustentável no território da comunidade.

Lançada no ano passado, a iniciativa surgiu com a proposta de integrar uma série de projetos aprovados por um edital da Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro, a FAPERJ. O encontro da última terça-feira teve como objetivo apresentar os avanços do polo de inovação e os resultados dos 24 projetos apoiados.

Por meio da Resolução Seas n° 100, a secretaria lidera o grupo que cria a governança, o estatuto, o regimento e as metas do parque. “O Parque de Inovação Sustentável da Rocinha não só é um grande avanço para a comunidade ou para o estado, mas também para o cenário nacional e internacional. O projeto estimula o desenvolvimento de ideias pioneiras que nos aproximarão de um planeta mais sustentável”, celebrou o governador em exercício e secretário de Estado do Ambiente e Sustentabilidade, Thiago Pampolha.

O polo de inovação sustentável se baseia na ciência e tecnologia e tem como um de seus objetivos a geração de renda e empreendimentos locais em prol da melhoria da qualidade de vida dos moradores da comunidade. Alinhado aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU, o projeto visa o desenvolvimento socioeconômico da região a partir de eixos como reciclagem, energia renováveis, segurança alimentar, saneamento básico e prevenção à catástrofes.