Notícias |25.06.2021

Parque Estadual da Ilha Grande completa 50 anos Atualmente a unidade de conservação ocupa mais de 12 mil hectares

Amanhã (26/6) o Parque Estadual da Ilha Grande completa 50 anos de proteção ambiental a uma das maiores belezas naturais do planeta. A unidade de conservação foi criada em 1971, em 2007 sua área protegida foi ampliada e, atualmente, ocupa 12.052 hectares.

A unidade de conservação é tão importante para a proteção da biodiversidade que foi reconhecida pela Organização das Nações Unidades para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) como parte da Reserva da Biosfera da Mata Atlântica, em 1991. Em 2019, a Ilha Grande e Paraty foram considerados pela Unesco em Cultura e Biodiversidade o primeiro Sítio Misto do Patrimônio Mundial no Brasil.

“O Parque Estadual da Ilha Grande é uma joia natural fluminense e sua existência é muito importante para a população do Rio de Janeiro e para toda a humanidade”, acrescenta o secretário Thiago Pampolha.

Este ano, no Dia Mundial dos Oceanos (8/6), a Secretaria de Estado do Ambiente e Sustentabilidade e o Inea celebraram um protocolo de intenção para um acordo inédito para reforçar a proteção e o combate a crimes ambientais em toda a Baía de Ilha Grande, incluindo a área do parque.

“Aproveito a oportunidade para parabenizar a equipe do Parque Estadual da Ilha Grande, que trabalha diária e incansavelmente para receber os visitantes e cuidar de parte relevante da biodiversidade da Mata Atlântica do Rio de Janeiro”, afirma o presidente do Inea, Philipe Campello.

O aniversário da unidade de conservação será comemorado com uma atividade de plantio de mudas nativas com os Escoteiros Florestais Aventureiros da Ilha Grande. O evento será realizado de acordo com todas as normas de segurança e prevenção da Covid-19.