Para comemorar o aniversário de 10 anos do Parque Estadual da Lagoa do Açu, uma programação especial foi realizada durante o último domingo (20/3) com o intuito de valorizar a Lagoa e exaltar sua história. As atividades do Instituto Estadual do Ambiente (Inea) incluíram o lançamento do livro em homenagem à data, concurso de fotografia das belezas naturais da UC e a inauguração da Trilha da Praia.
Às sete da manhã o grupo Farol Bike já havia reunido mais de 90 pessoas para um passeio ciclístico pelo parque e uma turma da terceira idade exercitou-se ao ar livre com o apoio da prefeitura de Campos dos Goytacazes. Em seguida, houve o torneio de canoas sem motor entre os pescadores cadastrados junto ao parque e durante todo o dia os participantes concorreram a brindes em sorteio.
Além disso, ainda ocorreu a competição poliesportiva entre os guarda-parques do Inea, apoio de profissionais da saúde da Secretaria de Saúde de Campos dos Goytacazes, grupos de motociclistas e ciclistas, e grupo de escoteiros para participar das trilhas na unidade de conservação.
Motivo de orgulho para o instituto, o parque tem um importante papel na preservação e recuperação das áreas de restinga do estado. “Podemos resumir os 10 anos de criação do parque em uma grande celebração aos resultados do trabalho dos anos anteriores. Hoje, através de monitoramentos rotineiros e registros, podemos presenciar o aumento do número de indivíduos, bem como o retorno de espécies que há muito não se avistava na região”, comemora o gestor do parque, Heron Costa.
Sobre a unidade de conservação
Com 8.276,67 hectares de área, o Parque Estadual da Lagoa do Açu é um dos mais ricos e bem preservados remanescentes de vegetação de restinga do Estado do Rio de Janeiro. Criado em 2012 e localizado no litoral da Região Norte do estado, abriga duas lagoas, e tem como missão assegurar a preservação da fauna e da flora da vegetação de restinga do Estado do Rio de Janeiro.