Notícias |17.07.2017

Parque Estadual da Lagoa do Açu registra mais de 80 espécies de pássaros durante evento de observação de avesDevido à grande área de lagoa e banhado, foi fácil observar espécies de aves migratórias na região percorrida pelos participantes.

Mais de 80 espécies de aves foram observadas em vida livre durante o programa Vem Passarinhar, realizado neste fim de semana (15 e 16/07) no Parque Estadual da Lagoa do Açu. A unidade de conservação, administrada pelo Instituto Estadual do Ambiente (Inea) e localizada no Norte Fluminense, recebeu cerca de 25 observadores, que, através de suas lentes fotográficas, capturaram novas espécies de pássaros para integrar a lista do parque.

No sábado, as atividades começaram logo cedo, às 6h da manhã, após o café da manhã oferecido na sede do parque, na Orla do Farol de São Tomé, em Campos dos Goytacazes. Devido à grande área de lagoa e banhado, foi fácil observar espécies de aves migratórias na região percorrida pelos participantes.

Entre as 80 espécies registradas pelas câmeras, estão o socoí-amarelo e o bate-bico. Outras duas novas espécies, o tricolino e o talha-mar foram descobertas pelos observadores e entraram para a lista de aves do parque. Já no domingo, além das atividades de observação, houve um passeio de barco por dentro do banhado que compreende grande parte da unidade de conservação.

“O Vem Passarinhar tem uma grande importância por registrar o quantitativo e o qualitativo dessas espécies de aves para o parque e o apoio do uso público por especialistas ajuda a identificar os pássaros. Além disso, promove a integração entre a unidade de conservação e os moradores do entorno e até de outras cidades adjacentes”, disse o gestor do parque, Lúcio Heron.

Os resultados alcançados pelas atividades de observação de pássaros nas unidades de conservação demonstram a importância da participação da população na geração de conhecimento, conservação e preservação da avifauna brasileira. A iniciativa é reconhecida como importante para a gestão das unidades de conservação estaduais.

Com aproximadamente oito mil e duzentos e cinquenta hectares, o Parque Estadual da Lagoa do Açu está situado entre os municípios de Campos dos Goytacazes e São João da Barra, no Norte Fluminense.