O Parque Estadual da Pedra Branca, administrado pelo Instituto Estadual do Ambiente (Inea) e localizado na Zona Oeste do Rio, promove neste domingo (08/01) o 2º Encontro de Educadores e Animadores Culturais, que tem como objetivo realizar um encontro entre pessoas e instituições que já iniciaram ou tem vontade de desenvolver atividades ambientais e projetos na unidade de conservação.
Entre esses projetos, destacam-se a interpretação ambiental e trilhas sensoriais, dança, teatro comunitário, reciclagem e compostagem. A partir dessa união entre grupos e pessoas, é formada uma rede de educadores, idealizadores e empreendedores do parque, como atuais e futuros parceiros.
No domingo, será elaborado um cronograma de atividades para 2017, contemplando todos que tiverem interesse em desenvolver projetos no parque. Também no mesmo dia, haverá uma oficina de Alimentação Viva com a psicóloga Dani Sofia, parceira da unidade de conservação e formada no curso de Terrapia, da Fiocruz, onde são ensinados métodos de alimentação saudável.
O encontro será realizado às 10h, na sede do Parque Estadual da Pedra Branca, localizado na Estrada do Pau da Fome, 4003, Jacarepaguá. Os interessados em participar devem fazer inscrição prévia através do email pepb.usopublico@gmail.com.
O Parque Estadual da Pedra Branca abrange toda a Baixada de Jacarepaguá e parte dos bairros de Vargem Grande, Vargem Pequena, Barra da Guaratiba, Campo Grande, Santíssimo, Senador Camará, Padre Miguel, Bangu, Realengo, Sulacap e Taquara. A sede da unidade de conservação fica no núcleo Pau da Fome, em Jacarepaguá, e as subsedes estão situadas nos núcleos Camorim, também em Jacarepaguá, e Piraquara, em Realengo.