O Parque Estadual da Pedra Branca, unidade de conservação administrada pelo Instituto Estadual do Ambiente (Inea) e localizada na zona oeste do Rio, recebeu, nesta quinta-feira (15/6), uma jiboia fêmea com cerca de dois metros e pesando dez quilos.
O animal foi resgatado pelo Corpo de Bombeiros, a pedido de um morador que a encontrou em frente a sua propriedade situada na Estrada da Ligação, na Taquara, em Jacarepaguá.
O animal foi levado para a sede do parque, o núcleo Pau da Fome, em Jacarepaguá. Após a equipe atestar que a serpente apresentava boas condições de saúde, foi devolvida à natureza: ela foi solta em um das trilhas da unidade de conservação.
“Graças ao apoio da população, mais um animal retorna ao seu habitat em perfeitas condições”, destacou o presidente do Inea, Philipe Campello.
Com 12.491 hectares de área, o Parque Estadual da Pedra Branca abrange partes de 17 bairros da zona oeste. A sede da unidade de conservação fica no núcleo Pau da Fome, em Jacarepaguá, e as subsedes estão situadas nos núcleos Camorim, também em Jacarepaguá, e Piraquara, em Realengo, e há o posto avançado em Vargem grande quilombo Cafundá.
O Parque Estadual da Pedra Branca é reconhecido internacionalmente como uma IBA (Important Bird and Biodiversity Area), ou seja, uma área prioritária para conservação da biodiversidade de aves, pela BirdLife International.