Notícias |17.09.2015

Parque Estadual da Serra da Tiririca mobiliza a comunidade na Semana da Árvore

O Parque Estadual da Serra da Tiririca, administrado pelo Instituto Estadual do Ambiente (Inea) vai mobilizar a comunidade com uma série de atividades comemorativas da Semana da Árvore. A programação, que começa nesta sexta-feira (18/09) e vai até dia 24, terá interpretação ambiental, limpeza de praias e rios, manejo e plantio de mudas e caminhadas em várias áreas do parque, situado no limite entre Niterói e Maricá, na Região Metropolitana.

Na sexta-feira, das 8h às 17h, alunos do Ciep 448 (Engenho do Mato) participam de atividade de interpretação ambiental com os técnicos do parque. Eles vão percorrer a Praia de Itacoatiara e a Lagoa de Itaipu para conhecer mais de perto áreas de restinga, ecossistemas marinhos e de manguezal e o seu papel na preservação da biodiversidade.

Para o sábado (19/09), das 8h às 12h, estão programadas atividades dentro do projeto Clean up the world: limpeza de praias e rios, em parceria com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Niterói e da Reserva Extrativista Marinha de Itaipu; e, na Enseada do Bananal, em Itacoatiara, será realizado manejo e limpeza de pichações, junto com o Clube Niteroiense de Montanhismo.

No Monte das Orações, em Várzea das Moças, haverá manejo e plantio de mudas, em conjunto com a Associação de Preservação Ambiental de Várzea das Moças e Igreja Batista da Orla de Niterói.

Uma caminhada pelas trilhas do Costão de Itacoatiara e do Bananal, com direito a plantio de mudas nativas em Itacoatiara, é a programação prevista para o domingo, das 8h às 12h. A atividade tem o apoio da Sociedade de Amigos de Itacoatiara (Soami) e da Superintendência Regional Baía da Guanabara do Inea.

O Dia da Árvore, na segunda-feira (21/09), terá nova atividade de plantio de mudas nativas e trilha ecológica no Monte das Orações, em Várzea das Moças, das 13h30 às 17h, com a participação de alunos do Colégio Colabore e da Associação de Preservação Ambiental de Várzea das Moças (Preserv).

A programação termina na quinta-feira (24/09), a partir de 8h, com o plantio de mudas no Morro da Peça e trilha e educação ambiental na Enseada do Bananal, numa parceria com a Ecoando, organização dedicada às trilhas ecológicas, e uma trilha no Morro das Andorinhas, com os alunos do Colégio Colabore.

Sexta-feira (18/09)
8h-17h – Interpretação ambiental em áreas de Mata Atlântica, restinga, ecossistema marinho e manguezal – Circuito Praia de Itacoatiara e Lagoa de Itaipu – participação do CIEP 448 – Engenho do Mato.
Sábado (19/09) – Clean up the world
8h-12h – Limpeza de praias e rios – parceria com Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Niterói e Reserva Extrativista Marinha de Itaipu.
Manejo e plantio de mudas no Monte das Orações em Várzea das Moças, Niterói – parceria com a Associação de Preservação Ambiental de Várzea das Moças (PRESERV) e Igreja Batista da Orla de Niterói.
Manejo e limpeza de pichações na Enseada do Bananal em Itacoatiara, Niterói – parceria com Clube Niteroiense de Montanhismo (CNM).
Domingo (20/09)
8h-12h – Caminhadas pelas trilhas do Costão de Itacoatiara e do Bananal e plantio de mudas nativas em Itacoatiara – parceria com a Sociedade dos Amigos de Itacoatiara (Soami) e Superintendência Regional da Baía de Guanabara do Inea.
Segunda-feira (21/09)
13h30-17h – Plantio de mudas nativas e trilha ecológica no Monte das Orações em Várzea das Moças – participação de alunos do Colégio Colabore e Associação de Preservação Ambiental de Várzea das Moças (Preserv).
Quinta-feira (24/09)
8h – Plantio de mudas no Morro da Peça e trilha e educação ambiental na Enseda do Bananal – parceria com organização de caminhadas ecológicas Ecoando.
Trilha no Morro das Andorinhas – participação de alunos do Colégio Colabore.