E foi sob o céu estrelado de Santa Maria Madalena, no Norte Fluminense, que o Parque Estadual do Desengano, primeiro Dark Sky Park da América Latina, foi homenageado pela Escola de Samba Mocidade Independente de Itaporanga que desfilou pelo centro desse município, na noite de terça-feira de Carnaval (3/3).
Com o enredo “Anoiteceu…o céu acendeu, Madalena resplandeceu”, a Escola de Samba Mocidade Independente de Itaporanga trouxe para o carnaval o tema da astronomia, e por que Santa Maria Madalena ficou conhecida como a Cidade das Estrelas. No desfile, a escola retratou, por meio de alegorias e adereços, a história e o céu escuro do Parque Estadual do Desengano.
– Nós estamos honrados com a iniciativa da escola de samba. Além dos atrativos como a exuberância da nossa Mata Atlântica que pode ser contemplada percorrendo as trilhas do parque, os nossos visitantes também poderão usufruir de mais um espetáculo da natureza: o céu escuro possibilita visualizar o universo astronômico – disse o gestor da unidade de conservação, Heron Zanellatto.
O título Dark Sky Park foi conferido ao parque pela International Dark-Sky Association, em 2021. Com isso, a unidade de conservação ganha reconhecimento internacional como uma unidade de conservação de qualidade excepcional para a observação de noites estreladas e um ambiente noturno protegido que valoriza seu patrimônio científico, natural, educacional, cultural e social.
Sobre o parque
Com 21.365,82 hectares, o Parque Estadual do Desengano abrange parte dos municípios de Santa Maria Madalena, São Fidélis e Campos dos Goytacazes, no Norte Fluminense. Dentro de seus limites, estão protegidas a fauna, a flora e os ecossistemas, garantindo a preservação dos recursos naturais. Trata-se do conjunto de serras mais bem conservadas da região, de uma densa vegetação e rica biodiversidade, possibilitando atividades tais como pesquisa científica e educação ambiental.