Notícias |09.10.2015

Parque Estadual do Desengano promove evento para observadores de pássarosMais de 500 espécies de aves podem ser avistadas no parque, que tem sede em Santa Maria Madalena

Os observadores de pássaros têm um encontro marcado neste feriadão no Parque Estadual do Desengano (PED), administrado pelo Instituto Estadual do Ambiente (Inea), e que tem sede em Santa Maria Madalena, na Região Serrana. É o Vem Passarinhar Rio, programa criado pelo Inea com intuito de promover a atividade de observação nas unidades de conservação estaduais.

A programação começa no sábado, às 6h, com uma recepção acompanhada de café da manhã no Centro de Visitantes do parque, no Horto Florestal Santos Lima, no bairro de Itaporanga, em Santa Maria Madalena. As observações iniciarão no sábado, na própria sede da unidade, onde podem ser avistadas mais de 170 espécies de aves.

À tarde, os observadores irão para a trilha da Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN) Verbicaro; e na localidade Morumbeca do Imbé. Também haverá uma observação noturna, chamada corujada, com início às 19h, na Trilha da Rifa.

No domingo (11/10), as atividades iniciam às 6h30, na área de baixada do parque e, ao longo do dia, na Trilha do Anambezinho e na localidade de Mocotó, em Campos. As observações de segunda-feira (12/10) vão acontecer na Fazenda São Julião, em Campos, também a partir de 6h30, e o encontro será encerrado às 12h, com almoço na própria fazenda.

A administração do parque recomenda que os participantes usem boné ou chapéu, protetor solar e repelente, além de roupas leves e calçados apropriados para o passeio. Também é aconselhável levar lanches, água e anorak ou capa de chuva. Os observadores costumam utilizar binóculos e/ou câmeras para registro.

Outro atrativo do Vem Passarinhar Rio no PED é a possibilidade de participar, junto com a equipe do Parque Estadual do Desengano, do Big Day Brasil, evento de abrangência nacional e que tem como objetivo reunir os observadores de aves para observar o maior número de espécies em 24 horas. O evento está marcado para o sábado (10/10) e os participantes tentarão catalogar as mais de 500 espécies de aves com ocorrência no parque.

Os participantes do Big Day Brasil poderão cadastrar as suas listas de espécies no eBird (http://ebird.org/content/brasil/), programa de listas online e em tempo real lançado pelo Laboratório de Ornitologia da Universidade de Cornell e pela National Audubon Society em 2002. O Brasil tem marcado presença na iniciativa: no Big Day de 2015, o país ficou em segundo lugar em número de observações, com 1125 espécies de aves registradas.

O objetivo da ferramenta é maximizar a utilidade e acessibilidade do grande número de registros de aves feitos a cada ano. O eBird compartilha essas informações com uma comunidade global de educadores, gestores de áreas naturais, ornitólogos e biólogos da conservação. Estes dados serão importantes para entender melhor a distribuição das aves ao redor do mundo.

Serviço

Vem passarinhar
10, 11 e 12 de outubro
Parque Estadual do Desengano
Centro de Visitantes
Estrada José Dantas dos Santos, 35 – Itaporanga – Santa Maria Madalena
Informações: (22) 2561-3072/2561-1378, das 8h às 17h, ou ped.inea@gmail.com