Notícias |13.03.2025

Parque Estadual do Desengano promove observação do eclipse total da lua nesta sexta O evento contará com telescópios para os visitantes, durante toda a madrugada, no Mirante Morumbeca, em Campos

Observar o eclipse total da lua no Parque Estadual do Desengano (PED) promete ser um evento inesquecível para os visitantes. O Parque fica nos municípios de Santa Maria Madalena, em Campos dos Goytacazes e São Fidélis e é administrado pelo Instituto Estadual do Ambiente (Inea).

O fenômeno astronômico poderá ser observado nesta sexta-feira (14/3), a partir das 22h. As vagas para a observação na sede já foram preenchidas, mas haverá uma nova oportunidade no núcleo de São Fidélis. O link para inscrição está disponível aqui.

— O Inea tem o orgulho de proporcionar aos visitantes uma experiência inesquecível de observação astronômica, como o eclipse total da lua. Nossas unidades de conservação oferecem o cenário perfeito para esses eventos, promovendo educação e conexão com o meio ambiente, sempre com o foco na sua preservação e valorização — afirma o secretário de Estado do Ambiente e Sustentabilidade, Bernardo Rossi.

Em parceria com o projeto AstroParquesBR (UFRJ), o evento “Vem Ver o Céu” contará com a presença de cinco especialistas em astronomia. Durante o evento, os visitantes terão a oportunidade de aprender sobre o eclipse, com explicações detalhadas dos profissionais sobre o fenômeno, que será observado com o auxílio de três telescópios no Mirante Morumbeca.

Também serão utilizados câmeras e outros equipamentos extras para a captação de imagens durante o eclipse. Isso possibilitará ao público acompanhar o fenômeno do começo ao fim, em dimensões que levarão da visão a olho nu até os detalhes finos da Lua. A observação se estenderá durante toda a madrugada, permitindo que os participantes acompanhem o espetáculo do céu.

O Parque Estadual do Desengano recebeu, em 2021, o título Dark Sky Park pela International Dark-Sky Association. Com isso, a unidade de conservação ganhou reconhecimento internacional como uma unidade de conservação de qualidade excepcional para a observação de noites estreladas e um ambiente noturno protegido que valoriza seu patrimônio científico, natural, educacional, cultural e social.

Sobre o parque

Com 21.365,82 hectares, o Parque Estadual do Desengano abrange parte dos municípios de Santa Maria Madalena, São Fidélis e Campos dos Goytacazes, no Norte Fluminense. Dentro de seus limites, estão protegidas a fauna, a flora e os ecossistemas, garantindo a preservação dos recursos naturais. Trata-se do conjunto de serras mais bem conservadas da região, de uma densa vegetação e rica biodiversidade, possibilitando atividades tais como pesquisa científica e educação ambiental.