Notícias |09.07.2024

Parque Estadual dos Três Picos participa da Festa do Produtor Rural, em Nova FriburgoA programação incluiu exposição de produtos agrícolas, shows de música sertaneja, cavalgadas e um passeio ciclístico pela unidade de conservação

O Parque Estadual dos Três Picos marcou presença na Festa do Produtor Rural realizada entre os dias 4 e 7 de julho, em Nova Friburgo, na Região Serrana do Rio. O evento foi promovido pela Associação de Pequenos Produtores Rurais da Comunidade de São Lourenço, com apoio da Prefeitura.

A programação incluiu exposição de produtos agrícolas, shows de música sertaneja, cavalgadas e um passeio ciclístico pelo Parque Estadual dos Três Picos, além de espaços para estandes de gastronomia, vestuário e equipamentos para a produção rural. No espaço destinado ao parque, o público pôde conhecer um pouco sobre a unidade de conservação por meio de uma exposição de imagens dos principais atrativos, além de animais taxidermizados, nativos da Mata Atlântica. O parque também levou para o evento o projeto “Trovas, desenhos e conhecendo as aves” produzido por crianças sobre a avifauna da Região Serrana do Rio.

– A Festa do Produtor Rural de Nova Friburgo foi um sucesso e, para o Parque Estadual dos Três Picos é um prazer fazer parte desse momento, de troca de conhecimento e sensibilização ambiental.– destacou a gestora da unidade de conservação, Maria Alice.

– A festa valoriza a agricultura famíliar e fomenta a economia sendo oportunidade de divulgação de produtos e vários segmentos relacionados ao meio rural. Agradecemos a parceria com o Parque Estadual dos Três Picos – destacou o presidente da Associação de Pequenos Produtores Rurais da Comunidade de São Lourenço, Leomir Corrêa.

Sobre o parque

Com área aproximada de 65 mil hectares, o Parque Estadual dos Três Picos abrange partes dos municípios de Teresópolis, Guapimirim, Nova Friburgo, Cachoeiras de Macacu e Silva Jardim, na Região Serrana do Rio. Além do novo núcleo em Teresópolis, a unidade de conservação possui sede em Cachoeiras de Macacu, um núcleo de montanha em Nova Friburgo e um núcleo operacional em Guapimirim.

O parque é reconhecido internacionalmente como uma IBA (Important Bird and Biodiversity Area), ou seja, uma área prioritária para conservação da biodiversidade de aves, pela BirdLife International.