O cadeirante Paulo Fonteles Freitas e Manoel Rodrigues Neto, com limitações físicas, tiveram um domingo (27/4) diferente: Com ajuda de voluntários e de guarda-parques, eles conseguiram chegar ao cume do Pico da Caledônia (com 2.257 metros de altitude) situado no Parque Estadual dos Três Picos, em Nova Friburgo, na Região Serrana do Rio.
Para auxiliar a dupla, a equipe percorreu uma trilha com cerca de quatro quilômetros e, após cerca de duas horas de caminhada, eles conseguiram chegar ao Pico do Caledônia.
Durante o trajeto, os participantes puderam apreciar a diversidade biológica da unidade de conservação que é administrada pelo Instituto Estadual do Ambiente (Inea). A iniciativa é do Projeto Montanha Solidária, um parceiro do órgão ambiental estadual, que disponibilizou duas cadeiras de rodas especiais para transportar até o alto da montanha, qualquer pessoa que tenha algum tipo de limitação física.
– Graças ao apoio de nossos parceiros, estamos fortalecendo a inclusão e a acessibilidade de pessoas com algum tipo de limitação física nas visitas aos nossos parques para que possam usufruir das belezas naturais das unidades de conservação – ressaltou o secretário de Estado do Ambiente e Sustentabilidade, Bernardo Rossi.
Sobre o parque
Com área aproximada de 65 mil hectares, o Parque Estadual dos Três Picos abrange partes dos municípios de Teresópolis, Guapimirim, Nova Friburgo, Cachoeiras de Macacu e Silva Jardim, na Região Serrana do Rio. Além do novo núcleo em Teresópolis, a unidade de conservação possui sede em Cachoeiras de Macacu, um núcleo de montanha em Nova Friburgo e um núcleo operacional em Guapimirim.
O parque é reconhecido internacionalmente como uma IBA (Important Bird and Biodiversity Area), ou seja, uma área prioritária para conservação da biodiversidade de aves, pela BirdLife International.