O Parque Estadual dos Três Picos, unidade de conservação localizada na Região Serrana do Rio e administrada pelo Instituto Estadual do Ambiente (Inea), recebeu no último domingo (18/8), a visita de dois cadeirantes, por meio do Projeto Montanha Solidária. Com a ajuda de voluntários e de guarda-parques, Julia Caetano e Thomas Kiko conseguiram chegar ao cume da Cabeça do Dragão, um dos principais atrativos da unidade de conservação.
Com auxílio da equipe, os cadeirantes percorreram 2,5 km da trilha que leva ao atrativo, saindo de uma altitude de 1.700 metros e chegando a 2.084 metros. Após cerca de duas horas de caminhada, eles conseguiram chegar ao cume dessa montanha. Apesar do longo percurso, o esforço foi recompensado pelo belo visual dos vales que circundam Nova Friburgo e pela riqueza da diversidade biológica da região.
– Estamos de portas abertas para abraçar a todos os visitantes, não importam as limitações quanto a sua mobilidade, e parceiros como o Projeto Montanha Solidária nos ajudam a fortalecer o nosso compromisso com a inclusão social – destacou a gestora do Parque Estadual dos Três Picos, Maria Alice Picoli.
O Projeto Montanha Solidária visa a inclusão e o acesso de pessoas com algum tipo de deficiência a locais como trilhas e cumes montanhosos. Para isso, a iniciativa oferece uma cadeira de rodas especial que consegue transportar até o alto da montanha, qualquer pessoa que tenha algum tipo de limitação física.
<strong>Sobre o parque</strong>
Com área aproximada de 65 mil hectares, o Parque Estadual dos Três Picos abrange partes dos municípios de Teresópolis, Guapimirim, Nova Friburgo, Cachoeiras de Macacu e Silva Jardim, na Região Serrana do Rio. Além do novo núcleo em Teresópolis, a unidade de conservação possui sede em Cachoeiras de Macacu, um núcleo de montanha em Nova Friburgo e um núcleo operacional em Guapimirim.