Notícias |11.10.2017

Parques Estaduais da Pedra Branca e Cunhambebe promovem atividades para a garotada em comemoração ao Dia das CriançasNo Centro de exposições, os estudantes poderão conhecer a mostra “Da Pedra Branca ao Pau da Fome”.

Quando: Quinta-feira (12/10)

Onde: Parque Estadual da Pedra Branca, a partir das 10h, na Estrada do Pau-da-Fome, nº 4.003, Taquara, Jacarepaguá

Parque Estadual Cunhambebe:
Praça da Serra do Piloto, distrito de Mangaratiba; das 8h às 11h
Ilha de Itacuruçá, das 14h às 16h
Restinga de Marambaia, das 9h às 15h.

Os Parques Estaduais da Pedra Branca, situado na Zona Oeste da cidade, e Cunhambebe, no Sul Fluminense, ambos administrados pelo Instituto Estadual do Ambiente (Inea), prepararam uma programação especial para comemorar o Dia das Crianças, celebrado em 12 de outubro. Nesse dia, os visitantes mirins poderão participar das atividades que incluirão oficinas de reciclagem e de pinturas com temática ambiental além de caminhadas ecológicas. A entrada é franca.

No Parque Estadual da Pedra Branca, a programação será realizada em sua sede, localizada em Jacarepaguá, a partir das 10h. Oficinas de mandala e de horta orgânica fazem parte da programação que incluirá ainda visita ao Centro de Exposição e ao bromeliário e caminhadas pelas trilhas do Rio Grande e do Mel.

No Centro de exposições, os estudantes poderão conhecer a mostra “Da Pedra Branca ao Pau da Fome”. A exposição informa a composição das rochas do local, os animais que habitam a região, além de curiosidades sobre a flora.

Já o bromeliário possui duas importantes funções: educativo, recebendo visitas guiadas de alunos da rede pública, e científico, pois possui uma espécie de bromélia que é endêmica do parque (Neoregelia camorian). A estrutura, que abriga diversas bromélias, foi construída com material oriundo das torres de transmissão de energia da Empresa Furnas, parceira do projeto.

A trilha do Mel, que começa no bromeliário, situado no Núcleo Pau da Fome e termina na trilha do Rio Grande, em Jacarepaguá, foi concebida para proteger e expor abelhas nativas da Mata Atlântica, onde estão dispostas em 30 colmeias ornamentais em forma de casa.

Já o Parque Estadual Cunhambebe promoverá atividades para a garotada em três localidades distintas: pela manhã (das 8h às 11h) na Serra do Piloto, distrito de Mangaratiba; na parte da tarde (das 14h às 16h) na Ilha de Itacuruçá; e o dia inteiro (das 9h às 15h) na Restinga de Marambaia.

A programação nesses três locais oferecerá oficinas de reciclagem e de pintura com temas ambientais. Na Restinga de Marambaia, a programação incluirá doação de mudas de espécies da Mata Atlântica e exibição do filme “Os Sem Floresta”.

O Parque Estadual da Pedra Branca possui 12.500 hectares de área e abrange partes de 17 bairros da Zona Oeste, dentre eles: Vargem Grande, Vargem Pequena, Barra da Guaratiba, Campo Grande, Santíssimo, Senador Camará, Padre Miguel, Bangu, Realengo, Sulacap e Taquara. A sede da unidade de conservação fica no núcleo Pau da Fome, em Jacarepaguá, e as subsedes estão situadas nos núcleos Camorim, também em Jacarepaguá, e Piraquara, em Realengo.

Já o Parque Estadual Cunhambebe abrange parte dos municípios de Itaguaí, Mangaratiba, Angra dos Reis e Rio Claro e possui área aproximada de 38 mil hectares. Com 1,5 mil metros quadrados, a sede sustentável conta com sistemas de energia solar para aquecimento de água, reúso de águas pluviais e telhado verde.