Notícias |18.09.2015

Plantio de mudas, palestra e exposição na Semana da Árvore da Superintendência Regional do Piabanha

O Instituto Estadual do Ambiente (Inea) vai promover palestras, exposição, plantio de mudas e visitas a unidades de conservação para marcar a Semana da Árvore. A programação divulgada pela Superintendência Regional do Piabanha terá atividades a partir desta sexta-feira (18/09) até o dia 2 de outubro em Petrópolis, Três Rios, Areal e Teresópolis.

Na sexta-feira (18/09), às 19h, haverá palestra sobre o tema Conflitos sociais e proteção ambiental, na Câmara de Dirigentes Lojistas, em Três Rios. No dia 20, acontece o plantio de árvores em várias ruas e na Praça São Sebastião, no centro da cidade.

A Semana será aberta oficialmente no dia 21, Dia da Árvore, às 19h, na sede da superintendência regional, em Petrópolis, com exibição do filme A Lei da Água Novo Código Florestal, seguida de debate, e abertura da exposição Por dentro da Rebio Araras. A Rebio será palco de visita guiada de alunos, que vão aprender sobre seu papel importante na produção de água.

Também haverá exibição e debate sobre o vídeo A Lei da Água Novo Código Florestal em Areal, no dia 23, às 19h. Na programação está prevista uma Caravana Ambiental no distrito de Secretário, em Petrópolis, com estudantes do Colégio Embaixador José Bonifácio, no dia 30, para atividades de conscientização sobre o risco dos incêndios florestais para a biodiversidade.

Programação Semana da Árvore Suppib – 18 de setembro a 02 de outubro

18/09 – Três Rios
19h – 22h – Palestra Conflitos sociais e proteção ambiental. Câmara de Dirigentes Lojistas. (Rua Walmir Peçanha, 64 – 3º andar – Galeria Parque Comercial – Centro).

19/09 – Petrópolis
8h – 12h – Visita de alunos Colégio Estadual Princesa Isabel à Reserva Biológica (Rebio) Araras.

20/09 – Três Rios
8h – 12h – Plantio de arvores na Praça São Sebastião. Parceria com a ONG Três Árvores.
13h – 16h – Saída para plantio pelas ruas da cidade. Parceria com a ONG Três Árvores.

21/09 – Petrópolis
8h – 16h – Plantio de mudas na Fazenda Rumos, com a Escola Municipal Theodoro Machado e comunidade local. Exposição de material de combate a incêndio da Rebio Araras.
19h – 21h – Abertura da Semana com a Exposição Fotográfica Por dentro da Rebio Araras na sede da Superintendência Regional (Rua Buenos Aires, 204 – Centro). Apresentação do vídeo A Lei da Água Novo Código Florestal para servidores e convidados, seguida de debate.

23/09 – Areal
Manhã – Apresentação de filme/ debate na Escola Estadual Municipalizada Joaquim Vital Vieira, na Fazenda Velha.
Tarde – Apresentação de filme e debate no Ciep 429.
Noite – Apresentação do filme A Lei da Água Novo Código Florestal, com debate com o superintendente da SUPPIB, Alexandre Becker, Comitê Piabanha e Secretaria de Meio Ambiente de Areal. Na Câmara Municipal (Praça Duque de Caxias, 39).

29/09 – Petrópolis
Manhã e tarde – Caravana Ambiental no Colégio Estadual Embaixador Jose Bonifácio.

30/09 – Petrópolis
Manhã e tarde – Caravana Ambiental em Secretário. Atividades de conscientização sobre combate a incêndios florestais, com alunos do Colégio Estadual Embaixador Jose Bonifácio e comunidade local.

02/10 – Teresópolis
Manhã e tarde – Atividades na Escola Estadual Lions Teresópolis.