Notícias |18.05.2023

Presidente do Inea toma posse como conselheiro do Conama em BrasíliaEntidade é o mais importante órgão consultivo e deliberativo sobre normas para o Meio Ambiente no país

O presidente do Instituto Estadual do Ambiente (Inea) Philipe Campello tomou posse, nesta quarta-feira (17/5), como conselheiro titular do Conselho Nacional de Meio Ambiente, o Conama. Em cerimônia realizada em Brasília com a presença da ministra de Estado do Meio Ambiente e Mudança do Clima, Marina Silva, a 138ª Reunião Ordinária reuniu integrantes dos governos federal, estaduais e municipais, da sociedade civil e de setores econômicos.

O Conama é o mais importante órgão consultivo e deliberativo sobre normas para o meio ambiente no Brasil, sendo responsável pela elaboração de normas e critérios nacionais de controle ambiental. Na atual formação, o colegiado terá, pela primeira vez, uma câmara técnica dedicada exclusivamente a temas relacionados às mudanças climáticas. Após um esvaziamento nos últimos anos, a entidade foi novamente fortalecida neste ano e agora conta com 114 conselheiros titulares.

Além do presidente do Inea como conselheiro titular, o estado do Rio de Janeiro está representado pela subsecretária de Conservação, Biodiversidade e Mudanças Climáticas, Marie Ikemoto, como conselheira suplente. O mandato dos atuais membros terá duração até 31 de dezembro de 2024.

“Este momento fortalece não somente o estado do Rio de Janeiro, mas todo o Brasil. O diálogo e a participação que o Conama permite são essenciais neste momento de combate às mudanças climáticas. Temos muito a contribuir neste espaço deliberativo com toda a nossa experiência e vanguarda no conhecimento e estudo técnico na área ambiental”, afirmou Campello.

Também estiveram presentes na cerimônia de posse o ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha; o ministro da Secretaria-Geral da Presidência da República, Márcio Costa Macêdo; o ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ), Herman Benjamim; e o secretário executivo do Ministério do Meio Ambiente, João Paulo Capobianco.