O Instituto Estadual do Ambiente (Inea) promoveu, nos dias 26, 27 e 28 de abril, o Programa Vem Passarinhar nas Reservas Biológica Estadual da Praia do Sul (Rebio Praia do Sul) e de Desenvolvimento Sustentável do Aventureiro (RDS Aventureiro) localizadas em Ilha Grande, na Região da Costa Verde. Durante a atividade, foram registradas 59 espécies de aves, dentre as quais o gavião-pombo-pequeno e a choquinha, ambos endêmicos da Mata Atlântica.
A ação reuniu adultos e crianças que percorreram as trilhas da Praia do Leste em direção à Parnaioca, e da Praia do Aventureiro à Provetá, e contou com a parceria, incluindo o guiamento, do Clube de Observadores de Aves de Ilha Grande.
Além da atividade prática de registro de imagens das aves, o grupo também participou de palestras sobre as a história e a riqueza da biodiversidade da Rebio Praia do Sul e da RDS do Aventureiro, e a importância do Programa Vem Passarinhar como atividade de educação ambiental. Em uma roda de conversa voltada para as crianças, o observador de aves e fotógrafo Joaquim Barros compartilhou seu conhecimento sobre essa prática, e incentivou os pequenos a participar da atividade.
– Além de promover a educação ambiental, esta atividade ajuda a fortalecer os laços entre moradores e visitantes e incentiva o turismo sustentável na região – destacou o secretário de Estado do Ambiente e Sustentabilidade, Bernardo Rossi.
O Programa Vem Passarinhar promove a prática de observação de aves como forma de estímulo à visitação e à conservação da biodiversidade das unidades de conservação estaduais e é uma atividade essencial para a gestão da biodiversidade, para a elaboração de estratégias de conservação e manejo das espécies e para a sensibilização da sociedade quanto à conservação.
A Reserva Biológica Estadual da Praia do Sul e a Reserva de Desenvolvimento Sustentável do Aventureiro são unidades de conservação administradas pelo Inea e localizadas em Ilha Grande que, juntas, totalizam 5.211,75 hectares de Mata Atlântica protegidas. A Rebio Praia do Sul não recebe visitas, só para fins de pesquisa científica e educativas.