Mais de 170 espécies de aves foram identificadas pelos participantes do Programa Vem Passarinhar realizado no último final de semana (22 e 23/9) no Parque Estadual dos Três Picos, situado na Região Serrana do Rio e administrado pelo Instituto Estadual do Ambiente (Inea). A atividade tem como objetivo estimular a prática de observação de aves, uma ferramenta importante para a conservação e gestão das unidades de conservação nessas áreas protegidas.
Os participantes estiveram no Núcleo Jequitibá e na Trilha do Asfalto Velho, ambos situados na unidade de conservação, em Cachoeiras de Macacu, onde puderam registrar as imagens dos pássaros em vida livre e também percorreram a Trilha dos Alagados, localizada na Reserva Ecológica de Guapiaçu (REGUA), em Cachoeiras de Macacu.
“O Vem Passarinhar atraiu um público de observadores do Rio de Janeiro, além de reforçar o objetivo do Programa Vem Passarinhar, que é o de estimular a observação de aves nas unidades de conservação. Contamos com a grata surpresa de receber uma participante que se identificou com a passarinhada, mostrando como esta atividade de observação de aves pode gerar um novo interesse”, diz a coordenadora de uso público do Parque Estadual dos Três Picos, Taisa Parente.
Com 65 mil hectares, o Parque Estadual dos Três Picos, maior parque estadual do Rio de Janeiro, abrange partes dos municípios de Teresópolis, Guapimirim, Nova Friburgo, Cachoeiras de Macacu e Silva Jardim. Já a Reserva Ecológica de Guapiaçu (REGUA), é uma das Reservas Particulares do Patrimônio Natural (RPPNs) reconhecidas pelo Inea. Está situada no município de Cachoeiras de Macacu, totalizando 364 hectares de área protegida de Mata Atlântica.