Após dois anos suspenso, o programa Vem Pedalar retornou às unidades de conservação do Instituto Estadual do Ambiente (Inea), no último domingo (20/03). O evento em Nova Iguaçu, na Área de Proteção Ambiental (APA) Estadual do Alto Iguaçu, com duração de aproximadamente duas horas e meia, reuniu mais de 100 participantes.
O programa superou o número de bicicletas das outras edições. “O Vem Pedalar é um dos nossos projetos mais queridos, sendo responsável por atrair mais de 1.500 participantes desde sua criação. Idealizado pelo Inea, o evento promove a conscientização da população de uma forma diferente, o que explica seu grande sucesso”, comemora o secretário de Estado do Ambiente e Sustentabilidade, Thiago Pampolha.
O passeio ciclístico, que percorreu a Antiga Estrada de Ferro, realizou diversas paradas a fim de apresentar aos participantes a história do trajeto pedalado. Para Manoel Mendes, gestor da APA do Alto Iguaçu, a atividade é uma forma de ressignificar a região para seus moradores, divulgando não só a memória local, como também a atuação da unidade nesses ambientes. ‘’A maioria não conhecia a APA, então é uma maneira de propagar informações e o nome da unidade. É um projeto de grande importância”, explicou Mendes.
O programa Vem Pedalar tem como objetivo despertar o interesse do público nas unidades de conservação administradas pelo Inea, além de reforçar a importância ambiental dessas áreas e estimular a adoção de hábitos saudáveis por meio de passeios ciclísticos.