O projeto “Trovas, desenhos e conhecendo as aves” produzido por crianças sobre a avifauna da Região Serrana do Rio, e uma exposição de fotos do Parque Estadual dos Três Picos, do fotógrafo Juran Santos, poderão ser conferidos por moradores e turistas de Nova Friburgo. Os trabalhos estarão em cartaz até o próximo dia 10 de fevereiro, no 1º piso do Shopping Center Cadima situado no Centro de Friburgo.
Iniciativa do Parque Estadual dos Três Picos, unidade de conservação administrada pelo Instituto Estadual do Ambiente (Inea), o projeto “Trovas, desenhos e conhecendo as aves” foi criado em parceria com a Escola Municipal Alcides Francisco Brantes, unidade de ensino que foi destaque na Conferência das Partes da ONU (COP 26) por ações de cunho educativo ambiental. Esse trabalho tem por objetivo despertar na sociedade a importância da preservação das aves por meio do olhar infantil.
O projeto começou a ser construído durante a pandemia e logo ganhou contornos, formas e cores a partir da observação e pesquisas sobre as aves nativas da Mata Atlântica realizadas pelos alunos da escola parceira. Após a observação, os pequenos desenharam a ave e redigiram trova sobre a temática diversidade biológica.
“Essa exposição é mais uma forma de levar ao conhecimento da população as nossas ações de educação ambiental sobretudo com as futuras gerações. É um trabalho que merece ser conferido porque foi produzido por crianças”, destacou o presidente do Inea, Philipe Campello.
“Por meio desse trabalho, os moradores e visitantes poderão conhecer a riqueza da nossa biodiversidade e como é importante a sua preservação. Esse projeto também possibilita uma reflexão sobre a questão do aprisionamento das aves”, ressaltou o idealizador do projeto e coordenador do núcleo de montanhismo do Parque Estadual dos Três Picos, Rominique Schimidt.