Notícias |04.12.2018

Projeto Vem Passarinhar na APA do Alto Iguaçu registra mais de 50 espécies de avesMais de 50 espécies de aves foram avistadas durante o Programa Vem Passarinhar realizado, no último final de semana

Mais de 50 espécies de aves foram avistadas durante o Programa Vem Passarinhar realizado, no último final de semana (1º e 2/12), na Área de Proteção Ambiental (APA) do Alto Iguaçu, administrada pelo Instituto Estadual do Ambiente (Inea) e situada na Baixada Fluminense. A atividade tem a finalidade de estimular a prática de observação de aves em vida livre, uma ferramenta de conservação através da visitação nas unidades de conservação do Estado do Rio de Janeiro.

O evento contou com a participação de 25 pessoas que percorreram as trilhas da Reserva Ambiental do Sindipetro, que abrange a área da APA Alto Iguaçu, localizada no município de Duque de Caxias, e também as trilhas da Reserva Biológica de Tinguá. Dentre os pássaros observados estão o Tucano-de-bico-preto e o Tiririzinho-do-mato, além espécies semiaquáticas e animais de ambiente florestal.

O Agente de Defesa Ambiental do Inea, Felipe Tubarão, considerou positiva a participação no Vem Passarinhar, destacando que, a cada ano, o interesse do público na atividade vem aumentando.

“É muito importante essa observação pelo potencial que ela possui de interpretação ambiental, levando em consideração a fauna e a biodiversidade presente na APA do Alto Iguaçu”, disse o Felipe.

Com aproximadamente 20 mil hectares, a APA Alto Iguaçu abrange os municípios de Nova Iguaçu, Belford Roxo e Duque de Caxias.

Fotos: Felipe Tubarão