Notícias |07.10.2022

Quatro praias do RJ recebem selo internacional de qualidadeDuas das premiadas fazem parte de Unidades de Conservação do Instituto Estadual do Ambiente

Os fluminenses que amam pé na areia, água de côco e diversão agora têm mais um incentivo para curtir os bons fins de semana de mar e sol: quatro praias do Estado do Rio de Janeiro receberam o selo internacional de certificação do Programa Bandeira Azul para a temporada 2022/2023, criado pela Foundation for Environmental Education (FEE). Duas delas, a Praia do Peró e a Praia do Forno, estão totalmente inseridas em Unidades de Conservação administradas pelo Instituto Estadual do Ambiente (Inea), órgão ligado à Secretaria de Estado do Ambiente e Sustentabilidade (Seas).

O certificado é reconhecido internacionalmente e tem como objetivo elevar o grau de conscientização da população e dos tomadores de decisão para a necessidade de se proteger o ambiente marinho e costeiro, além de incentivar a realização de ações que conduzam à resolução dos conflitos existentes. A Bandeira Azul concedida significa mais qualidade da água para os banhistas e moradores dos locais que obtiverem os certificados validados pelo júri internacional, e também eleva o turismo da cidade a uma nova categoria.

Localizada em Cabo Frio, a praia do Peró está totalmente inserida na Área de Proteção Ambiental (APA) Estadual Pau-Brasil. Já a Praia do Forno, em Armação de Búzios, está dentro da área do Parque Estadual da Costa do Sol (PECS). As outras duas praias fluminenses agraciadas com o título estão parcialmente inseridas em Unidades de Conservação do Inea: a Praia do Sossego, em Niterói, cuja a área marítima faz parte da Reserva Extrativista Estadual de Itaipu, e a praia de Itaúna, em Saquarema, localizada na zona de amortecimento do PECS.

Diversos critérios são levados em consideração para a concessão do título, como a qualidade da água, a limpeza da praia, o valor cultural do local e o oferecimento de atividades de educação ambiental para a população. O programa que avalia as candidaturas conta com júri internacional e emite a certificação oficial dos vencedores do hemisfério sul no mês de Novembro, quando se inicia a temporada de verão. Ainda no Estado do Rio de Janeiro, foram premiadas em outra categoria a Marina Costabella e o Iate Clube Santos, empreendimentos privados localizados em Angra dos Reis.

“Estamos extremamente orgulhosos com este título que, antes de mais nada, é um reflexo do trabalho desenvolvido pelo Inea, suas Unidades de Conservação e seus servidores. O Rio de Janeiro é um estado lindo, cheio de paisagens paradisíacas que contam com grande potencial turístico e educacional“, afirma o presidente do Instituto Estadual do Ambiente, Philipe Campello.

Ao todo, 29 praias e 11 marinas foram certificadas com a Bandeira Azul no Brasil. Acesse a lista completa aqui.

Qualidade da água

Uma das opções de lazer e recreação mais populares do Estado do Rio de Janeiro, as praias do litoral fluminense são monitoradas sistematicamente pelo Inea para avaliar as condições de balneabilidade, ou seja, da qualidade de suas águas. Os resultados são divulgados regularmente por meio dos Boletins dos Balneabilidade das Praias, que informam à população quais praias estão liberadas para banho. São monitorados 291 pontos de amostragem em 201 praias de todo o Estado do Rio de Janeiro, o que abrange um total de 22 municípios.

Acesse aqui os boletins de balneabilidade divulgados pelo Instituto Estadual do Ambiente.